Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 15 de julho de 2012

Benfica


A 06 de Fevereiro de 1954 nascia em Nampula um clube desportivo que os seus fundadores, colonos portugueses, liderados por Francisco Carvalho Durão, um algarvio de Quelfes, nascido a 03 de Novembro de 1906, que fez de Nampula a sua terra adoptiva e onde veio a falecer a 15 de Setembro de 1962, deram o nome de Sport Nampula e Benfica em homenagem ao Benfica de Lisboa.

O Sport Nampula e Benfica notabilizou-se até à independência de Moçambique nas modalidades de futebol e hóquei em patins, sendo célebres os jogos realizados contra o seu rival Sporting de Nampula.

Após o ano de 1975, com a ascensão de Moçambique à independência o clube mudou de nome para Clube de Desportos de Muhavire, nome do bairro onde estão sedeadas as infra-estruturas do clube. O associativismo que imperava no clube desapareceu e deu lugar a uma gestão empresarial liderada pelas empresas públicas do ramo da construção civil, que com as falências destas levaram o clube próximo do encerramento de actividades.

Em 1998 uma nova vida começou no regressado Sport Nampula e Benfica, através de uma comissão que elegeu Abdul Hanane como presidente do clube. Após uns anos de incertezas de qual o rumo a seguir pelo Sport de Nampula e Benfica, hoje a agremiação está virada para a formação, criando novas instalações e apostando na constituição de uma Academia de Futebol, tudo isto graças ao esforço dos seus dirigentes, pois os sócios não pagam quotas. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário