Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Lingüística

"Configura-se como uma tradição dentro de nossa associação, que completará o seu cinquentenário em 2014: o Presidente da ALFAL assume as funções de director-editor da revista institucional Lingüística. Esta é a razão pela qual assumi esta responsabilidade sucedendo a Diretora anterior, Alba Valencia Espinoza, que, por sua vez, substituiu Ataliba Teixeira de Castilho que, por sua vez, sucedeu o fundador da revista Humberto López Morales. A propósito, como toda a tradição, esta regra e a atribuição de funções dentro da associação não estão registradas por nenhum texto regimental.

Tendo em vista o excelente trabalho feito por meus antecessores, sei que a responsabilidade é muito grande. Procurarei estar à altura das circunstâncias, oferecendo a nossos sócios uma revista dinâmica e moderna, na qual, de acordo com a natureza da associação, tenham espaço os mais diferentes temas que ocupam a linguística e filologia atuais. Assim Lingüística é uma revista geral de linguística e filologia que promove (como faz a própria associação) o contato e intercâmbio entre linguistas pesquisadores de disciplinas diferentes cujos artigos, teórica e metodologicamente rigorosos, exploram aspectos das línguas espanhola, portuguesa e ameríndias.

Isso podia levar a que, finalmente, a revista, de tão geral, não tivera interesse a ninguém em particular. Este perigo é sanado através de uma harmonização na escolha dos artigos de cada número, quer por sua similaridade temática, teórica e/ou metodológica, quer pelo contraste que podem oferecer ao leitor interessado em temas que estão além de sua especialização estrita, o que é, sem dúvida, desejável."  Adolfo Elizaincín – Uruguai

Sem comentários:

Enviar um comentário