Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 13 de outubro de 2012

Intercâmbio


O Brasil através do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) iniciou em Julho passado e por um período de seis meses, um intercâmbio com agricultores moçambicanos pertencentes à União das Cooperativas Agrícolas de Marracuene (UCAM) constituída por 38 associações e cooperativas comunitárias e que é membro integrante da União Nacional de Camponeses (UNAC).

Para esta permuta de conhecimentos o técnico brasileiro de agropecuária Gilberto Afonso Schneider deslocou-se para o Distrito de Marracuene onde junto dos agricultores moçambicanos está testando o resgate de sementes nativas que estão em risco de extinção e que são da maior importância na cadeia alimentar da população local. Para isso, este técnico está a ensinar a desenvolver técnicas simples e de fácil compreensão junto dos camponeses, que permitam recuperar e manter a qualidade das sementes e que possam produzir em quantidades suficientes para as suas necessidades.  

Junto dos técnicos moçambicanos foram seleccionadas quatro espécies de sementes a serem trabalhadas, milho, feijão nhemba, amendoim e mandioca, distribuídas por dez campos de cultura destas sementes que são compostas de diversas variedades.

Os resultados, até agora desta troca de experiência, estão a ser altamente positivas e espera-se que até ao final deste ano esteja criado um pólo de criação de sementes que permita no futuro a multiplicação das diversas espécies de sementes. Baía da Lusofonia.

Sem comentários:

Enviar um comentário