Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Noriegas


A história de Manuel António Noriega Moreno é conhecida mundialmente, devido à sua ascensão, golpe após golpe, até à presidência do Panamá, nome também da cidade que o viu nascer em 11 de Fevereiro de 1934.

Noriega em cada golpe que intervinha subia na hierarquia militar chegando a general em 1982 e tinha o poder absoluto do seu país o Panamá em 1983. O seu percurso ficou ligado ao narcotráfico sendo um abastecedor do mercado norte-americano de cocaína e marijuana, o que levou o presidente dos Estados Unidos, George Bush, a ordenar uma operação de captura de Noriega denominada “justa causa” que levou à sua prisão a 03 de Janeiro de 1990. Hoje Noriega após passar 17 anos nos calabouços americanos, está detido em França pela acusação de lavagem de dinheiro.

Mas outros Noriegas existem espalhados pelo mundo, um deles, encontra-se na outra margem do Atlântico, tem menos 21 anos pois nasceu a 20 de janeiro de 1955 em Encheia, Bissorá na Guiné Bissau e embora fisicamente não seja comparável com Noriega, tem tido um percurso bastante semelhante, sendo hoje tenente-general e Chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Guiné Bissau.

A sua ligação ao narcotráfico é também conhecida. A diferença está no mercado alvo da distribuição das drogas, enquanto os Estados Unidos da América é uma federação de estados com um governo central, a União Europeia é um conjunto de países sem uma estratégia definida quanto a problemas internacionais, como é o caso do narcotráfico.

Filho de Wasna Injai e Quiritche Cofte o Noriega da Guiné Bissau, de seu nome António Injai, ou Indjai como também é conhecido, continua a dominar um pequeno estado da costa atlântica de África, inserido numa região em que o tráfico de droga tem caminho livre mas, a sorte de Injai não será diferente de Noriega e tudo não passa de uma questão de tempo. Baía da Lusofonia 

Sem comentários:

Enviar um comentário