Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ambos


Viveram em mundos distantes, perto nos seus ideais, escolheram o mesmo dia para nos deixarem. Ambos nasceram num dia de Dezembro, Óscar a 15, Joaquim a 12, ambos foram arquitectos da vida que escolheram, Óscar foi um dos nomes que mais influenciaram a arquitectura moderna, Joaquim foi um prestigiado encenador que dedicou toda a sua vida ao teatro, sendo o seu nome ligado ao movimento de renovação do teatro português.

Óscar Niemeyer foi um nome que sempre me despertou interesse, em virtude de ter um tio arquitecto que o admirava e fui acompanhando com contemplação a sua obra. Há alguns anos o seu nome foi falado para projectar uma nova capital para Angola, mas se foi uma intenção, pena não se ter concretizado.

Joaquim Benite, conheci-o na minha terra natal, era eu um miúdo e dava ele os primeiros passos como jornalista de um jornal local. Alguns anos mais tarde assisti à minha primeira peça de teatro para adultos, numa noite ao ar livre em Queluz, onde o Joaquim Benite levou à cena uma peça do reportório do Grupo de Campolide.

Estas são as minhas memórias, que num raio dia do início de Dezembro, vejo partir duas pessoas que acompanhei toda a vida. Baía da Lusofonia

Em memória de Óscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares (15.12.1907 – 05.12.2012)

Em memória de Joaquim Benite (12.12.1943 – 05.12.2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário