Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Nomeação



            Acaba de ser nomeado pelo Presidente norte-americano Barack Obama para seu assessor e conselheiro na área da comunicação e estratégia, o luso-descendente David Simas de 42 anos. Filho de António Simas natural de Faial da Terra, ilha de São Miguel nos Açores e de Deolinda Matos Simas, uma alentejana natural de Abela, Santiago do Cacém, os pais conheceram-se na antiga colónia portuguesa de Moçambique e emigraram para Taunton nos Estados Unidos da América.

           David aprendeu português na Coyle e Cassidy High School, em Taunton, sendo seu professor Anthony Nunes, Director do Departamento de línguas na escola. Licenciou-se em Ciências Políticas no Stonehill College, em 1992, e três anos depois em Direito no Boston College. Foi eleito vereador e presidiu ao Conselho Municipal de Taunton.  

          Iniciou  a sua actividade  profissional ainda  estudante no escritório do senador Edward Kennedy em Boston. Foi conselheiro do presidente da autarquia de Taunton, e foi chefe de gabinete-adjunto do governador de Massachussets, Deval Patrick, o primeiro governador afro-americano daquele Estado e o segundo na história dos Estados Unidos. Neste cargo empenhou-se na candidatura do então senador Barack Obama na corrida à presidência dos Estados Unidos, sendo um dos organizadores da campanha em três estados da costa Leste, Massachussets, New Hampshire e Maine.

         David Simas foi director de sondagens dos democratas durante a última campanha presidencial. Nessa altura, a equipa de pesquisa de opinião pública que liderou foi considerada pioneira, tendo sido elogiada por democratas e republicanos. Durante parte do primeiro mandato do Presidente Obama foi assistente do vice-presidente Joe Biden e assessor dos conselheiros presidenciais David Axelrod e Davis Plouffe. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário