Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 14 de março de 2013

Cinema


            Vai realizar-se na cidade de Maputo, capital de Moçambique, a 1ª Semana de Cinema Africano de Maputo, entre os dias 11 e 18 de Abril de 2013, com a apresentação de filmes de cineastas moçambicanos e de vários países, desde o vizinho Zimbabwé à Mauritânia no noroeste africano, num total de 16 películas.

            A 1ª Semana de Cinema Africano de Maputo tem a direcção do realizador moçambicano João Ribeiro, que terá o seu filme “O Último Voo do Flamingo” em actuação neste certame que é uma parceria entre a Universidade de Bayreuth na Alemanha, o Instituto Cultural Moçambique – Alemanha (ICMA) e um grupo de cineastas de Moçambique.

      Esta iniciativa conta ainda  com o apoio do Centro Cultural Franco Moçambicano (CCFM), da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane e do Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema (INAC).

        Além do citado filme do realizador João Ribeiro, o cinema moçambicano estará presente com a ante estreia do filme de Licínio Azevedo, “Virgem Margarida”. Do Bourkina Fasso, virão filmes dos realizadores, Abduldaye Dao, Gaston Kaboré e Dani Kouyaté, do Mali, serão apresentados filmes de Souleymane Cissé e Cheick Oumar Sissoko. Estará ainda presente pelo Zimbabwé, um filme de Akin Omatoso, pelo Ruanda, Kivu Ruhorahoza, pela Rep. Dem. Do Congo, Djo Munga, Camarões, Jean-Pierre Bekolo, Senegal, Alain Gomis, Mauritânia, Med Hondo, Costa do Marfim, Roger M’Bala, entre outros.

            Os  filmes serão  apresentados  em diversas salas, Teatro Avenida, Centro Franco Moçambicano, Auditório da TIM, FCS no Campus da Universidade Eduardo Mondlane, no INAC. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário