Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 26 de março de 2013

Dessalinização

            A procura de água potável poderá em breve estar mais acessível a países que têm dificuldade em alcançar este precioso líquido, entre eles, o país lusófono de Cabo Verde.

          A empresa  norte-americana  Lockheed  Martin  acaba  de receber uma concessão de patente para o produto “Perforene”, uma solução de filtração molecular que permite transformar água salgada em água doce. O material “Perforene” funciona através da remoção de iões de cloro, sódio e outras partículas, a partir da água do mar ou de outras possíveis fontes.

          O  “Perforene”  é  uma membrana de grafeno, isto é carbono puro, filtra a água do mar, produzindo água potável com baixos custos de produção. Estas membranas embora muito finas, são fortes e duráveis, têm um atómo de espessura e possuem orifícios de um nanómetro de largura, permitindo a passagem da água e a retenção das moléculas de sal, utilizando um mínimo de energia.

            Segundo  o  Dr. Ray O. Johnson  vice-presidente e director  de tecnologia da Lockheed Martin “A solução de filtragem Perforene é apenas um exemplo dos esforços da Lockheed Martin para aplicar alguns dos materiais avançados que nós desenvolvemos para os nossos principais mercados, incluindo aviões e naves espaciais, para os desafios ambientais globais e económicos”.

          Neste momento a Lockheed Martin, uma empresa de segurança global e aeroespacial, que emprega cerca de 120 mil colaboradores, está no mercado para estabelecer parcerias de comercialização para o “Perforene” cuja patente foi concedida pela United States Patent and Trademark Office. Baía da Lusofonia 

Sem comentários:

Enviar um comentário