Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 5 de março de 2013

Vagamundos

O Corsário dos Sete Mares – Fernão Mendes Pinto
 
Sinopse

Fernão  Mendes Pinto é o exemplo vivo do aventureiro português do Século XVI, que embarcava para o Oriente com o fito de enriquecer. Curioso, inteligente, ardiloso e hábil, capaz de todas as manhas para sobreviver, vai tornar-se num homem dos sete ofícios, sendo embaixador, mercador, médico, mercenário, marinheiro, descobridor e corsário dos sete mares – Roxo, da Arábia, Samatra, China, Japão, Java e Sião – por onde, durante vinte anos, navegou e naufragou, ganhou e perdeu verdadeiros tesouros, fez-se senhor e escravo, amou e foi amado, temido e odiado.

Herói polémico e marginalizado, Fernão participa em campanhas de paz e guerra, da Etiópia à China, sendo também um dos primeiros portugueses a visitar o Japão, onde introduz os mosquetes ali desconhecidos e fica nas crónicas locais como o noivo do primeiro matrimónio de uma japonesa com um ocidental.

Através de Fernão Mendes Pinto e dos testemunhos das personagens com quem se cruza, na sua peregrinação pelo Oriente longínquo, a autora faz ainda a narrativa dos principais episódios da grande saga dos Descobrimentos Portugueses, como as conquistas de Goa e Malaca, o heróico cerco de Diu ou as campanhas do Preste João na Etiópia.

Em sete mares se divide o romance, por onde o leitor, na pele das personagens, fará uma intrigante viagem no Tempo, ao encontro de si próprio e de mundos e povos antigos, tão diferentes e ao mesmo tempo tão semelhantes, uma peregrinação na busca incessante de fortuna, encarnada na demanda da mítica Ilha do Ouro.

Deana Barroqueiro – Escritora de romances históricos sobre o período dos Descobrimentos - Portugal - Estará presente na 2ª Edição da Rota das Letras - Festival Literário de Macau, no próximo dia 11 de Março de 2013 pelas 18H locais, na Fundação Rui Cunha, no painel sobre Literatura de Viagens com Joaquim Magalhães de Castro, Alexandra Lucas Coelho, Bárbara Bulhosa e Sheng Keyi. O moderador é Hélder Beja.
                      
Deana Barroqueiro é escritora, professora, contadora de histórias, autora de O Corsário dos Sete Mares – Fernão Mendes Pinto; Tentação da Serpente; O Romance da Bíblia; D. Sebastião e o Vidente; O Navegador da Passagem; O Espião de D. João II; Prémio Máxima de Literatura 2007 - Prémio Especial do Júri para o romance "D. Sebastião e o Vidente"
                                              


Sem comentários:

Enviar um comentário