Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Disciplina

Processo disciplinar instaurado pela FIFA à Guiné Equatorial.

Segundo o Africansoccer.weebly.com a FIFA abriu um processo disciplinar contra a selecção da Guiné Equatorial por alegadas irregularidades no jogo de apuramento para o mundial de futebol de 2014 a realizar no Brasil, em que a selecção da Guiné Equatorial venceu a sua congénere de Cabo Verde por 4-3.

No jogo realizado na capital da Guiné Equatorial, Malabo, a FIFA considera que a equipa da casa utilizou um jogador inelegível, mas não especificou a identidade do jogador que está a investigar. Caso se confirme esta irregularidade a Guiné Equatorial perderá os três pontos conquistados e colocará de novo Cabo Verde com a possibilidade de disputar um lugar em terras brasileiras.

A FIFA também informou que nenhum dos jogadores que iniciou o jogo com Cabo Verde nasceu no país, mas os regulamentos permitem que um jogador de futebol possa jogar por uma selecção desde que cumpra certas condições.

De acordo com o artigo 17º do estatuto da FIFA, um jogador de futebol que pretenda adquirir uma nova nacionalidade deve cumprir pelo menos uma das seguintes condições: um dos pais biológicos ou um dos avós tenham nascido no território ou que o atleta tenha vivido pelo menos cinco anos consecutivos no país após os 18 anos de idade.

A FIFA insiste que “as associações membros são responsáveis por verificar se todas as exigências são cumpridas”. As selecções do Burkina Faso, Gabão e Sudão já perderam pontos pela utilização de jogadores considerados inelegíveis. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário