Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 6 de abril de 2013

Ensino

 
“Cerca de 20 professores ensinam português em escolas francesas
 
O número de estudantes de língua portuguesa nas escolas francesas está a crescer em média, cinco por cento ao ano, atingindo actualmente os 35 mil alunos, disse recentemente o inspector-geral do ensino do português em França.
 
Alunos de português crescem cinco por cento ao ano em França “O número de estudantes está a crescer significativamente. Desde há 10 anos que os alunos de expressão portuguesa crescem cinco por cento a cada ano. Temos actualmente 35 mil alunos, 40 por cento dos quais estudam ao nível da escola primária”, disse Michel Perez. O inspector-geral do ensino do português em França falava à agência Lusa em Lisboa, no passado dia 14, à margem de colóquio sobre os desafios comuns da lusofonia e da francofonia, integrado nas comemorações dos 60 anos do Liceu Francês de Lisboa.
 
Michel Perez explicou que o Português é ensinado nas escolas francesas por cerca de 20 professores como língua viva estrangeira em pé de igualdade com o inglês, o alemão ou o espanhol e abrange todos os níveis do ensino primário e secundário. Confrontado com a posição das autoridades portuguesas, que consideram que nos últimos anos a integração de cursos de Português no sistema educativo francês sofreu um retrocesso, Michel Perez rejeita a ideia. “Não confirmo (o retrocesso). A maior prova é o número de alunos de português que cresce constantemente e os cursos também aumentam”, disse o responsável, acrescentando que o Estado francês assume ainda o ensino de Português em 20 secções internacionais de universidades francesas. “A única preocupação prende-se com a estagnação do recrutamento de professores por questões orçamentais, que nada têm a ver com o crescimento”, sublinhou Michel Perez.
 
Países assinam acordo de cooperação
 
Entretanto, Portugal e França deverão assinar até final do ano um novo acordo de cooperação linguística que irá reafirmar o compromisso dos dois países em promover reciprocamente o ensino do Português e do Francês, anunciou hoje o embaixador francês.
 
O anúncio foi feito pelo embaixador Pascal Teixeira da Silva na abertura do colóquio. Em declarações aos jornalistas à margem do evento, Pascal Teixeira da Silva adiantou que o acordo, que está pronto e aguarda assinatura, representa uma actualização do acordo de 2006.
 
O novo acordo introduz mudanças em matérias como a avaliação, certificação ou contratação de professores, numa altura em que, segundo o embaixador, o ensino do português em França está a crescer - impulsionado pela importância económica do Brasil - e o interesse pelo francês em Portugal a diminuir.” In Mundo Português” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário