Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Exposição

            Durante um mês e com início no próximo sábado, dia 13 de Abril de 2013, a LM Galeria de Arte Contemporânea em parceria com a African Contemporany – Galeria de Arte Contemporânea, vai realizar uma exposição subordinada ao tema “Arte Africana Contemporânea – Alguns Nomes de Referência”.

            “A maioria de nós ainda associa a expressão ‘arte africana’ às formas ‘tradicionais’, a chamada (erradamente) de ‘arte primitiva’ ou tribal: objectos utilizados em cultos e rituais ancestrais que encerram em si uma aura de misticismo e espiritualidade. ‘Arte africana’ normalmente significa ‘passado’. Mas, as coisas em África mudaram muito entretanto. Nos últimos 20 anos assistimos a uma mudança dramática na visibilidade dos artistas africanos. A exposição seminal “Magiciens de la Terre” organizada pelo Centre Pompidou em Paris em 1989, não tendo sido a primeira, é unanimemente citada como o ponto de viragem na forma como a arte contemporânea dita ‘não-ocidental’ passou a ser recebida pelo público ‘ocidental’. Na década de 90 e através da presença em grandes exposições internacionais na Europa e nos Estados Unidos e consequente visibilidade em feiras e bienais de arte contemporânea um pouco por todo o mundo, os artistas africanos finalmente ‘conquistaram’ algum espaço. Hoje em dia os nomes de Chéri Samba, George Lilanga ou Soly Cissé são já nomes bem conhecidos do público internacional da arte contemporânea e o seu trabalho marca presença nas grandes colecções públicas e privadas.”

            Localizada em Chão de Meninos – Sintra, a LM Galeria de Arte Contemporânea vai apresentar obras de George Afedzi-Hughes (Gana/EUA), Almighty God (Ghana), Joseph Amédokpo (Togo), Bodo (R.D.Congo), Soly Cissé (Senegal), George Lilanga (Tanzânia), Esther Mahlangu (África do Sul), Malangatana (Moçambique), Misheck Masamvu (Zimbabué) Moke (R.D. Congo), Chéri Samba (R.D.Congo), Tchalê Figueira (Cabo Verde) e Dominique Zinkpé (Benim). Para mais informações aceda aqui

LM Galeria de Arte Contemporânea – Portugal


                               Chéri Samba
                                         2003 ‘College de la Sagèsse’ acrílico sobre tela 81 cm x 100 cm



Sem comentários:

Enviar um comentário