Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 23 de abril de 2013

Mhula

Faleceu ontem, dia 22 de Abril de 2013, no Hospital Geral José Macamo, na cidade de Maputo, capital de Moçambique, o artista Alberto Fabião Mhula fundador e líder do conjunto Manjacaziano, sendo um dos mais representativos músicos da Marrabenta, um estilo de música com origem no sul de Moçambique onde começou a ter forma nas décadas de 30 e 40 do século passado e que Alberto Mhula foi um dos precursores.

Com 78 anos de idade, Alberto Mhula tocou praticamente até ao fim da sua vida, havendo intervenções públicas no passado mês de Fevereiro, já com grandes debilidades físicas. Nasceu a 01 de Dezembro de 1934, na localidade de Chaguala no distrito de Manjacaze, província de Gaza.

A morte do cantor e músico é uma perda para Moçambique, pois representa um símbolo da genuína cultura moçambicana, não percebendo os actuais responsáveis políticos que Alberto Mhula simboliza um património cultural a preservar para que as gerações vindouras conheçam melhor as raízes da sociedade do seu país.

Alberto Mhula gravou alguns temas da Marrabenta e teve uma carreira internacional, tocando em diversos países europeus. Ao longo da sua extensa carreira, acompanharam-no artistas como Dilon Djindji, Xidiminguana, Ernesto Chimanganine, António Marco, Alberto Mutcheka, entre outros. Baía da Lusofonia


Sem comentários:

Enviar um comentário