Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Thatcher

            Estávamos no ano de 1984 quando uma pessoa amiga me sondou sobre a disponibilidade de eu fazer um trabalho para a Primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher.

            A Senhora Thatcher vinha de visita oficial a Portugal e iria fazer um discurso e pretendia falar das relações comerciais entre Portugal e o Reino Unido, um dos principais parceiros de Portugal no comércio internacional, normalmente com saldo positivo para o lado português.

            O trabalho consistia na análise do comércio bilateral entre os dois países, na óptica portuguesa, mas tinha uma dificuldade, o texto não podia ultrapassar um quarto de uma folha de papel A4, numa altura em que não havia os computadores (pc) que hoje é um normal instrumento de trabalho.

            Aceitei fazer o estudo e tal como meter o Rossio na rua da Betesga, lá consegui num pequeno rectângulo dissertar sobre o comércio entre os dois países, parceiros da mais velha aliança do mundo.

            Passados uns tempos, recebi uma simpática carta de agradecimento, enviada pela entidade oficial inglesa em Portugal, que elogiava o trabalho realizado e que tinha sido muito apreciado pela Sra. Primeira-ministra Margaret Thatcher, por ter conseguido concretizar uma análise tão profunda mas sucinta num espaço tão reduzido. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário