Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Estatística

O Instituto Nacional de Estatística de Portugal acaba de apresentar a publicação “Estatísticas da CPLP – 2012” com informação estatística dos oito estados membros.

Conforme o resumo da publicação que passamos a citar: “Os Presidentes e Diretores-Gerais de Estatística da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidos em Luanda, Angola, em 22 e 23 de junho de 2012, consideraram de grande interesse a retoma da publicação Estatísticas da CPLP, editada pela primeira vez em 1998 e, posteriormente, em 2004, assumindo o compromisso de a terceira edição vir a concretizar-se em 2012. A publicação dá continuidade aos dados estatísticos constantes nas duas anteriores publicações e possibilita ao utilizador realizar uma análise evolutiva das variáveis disponibilizadas sobre diversas áreas de atividade. Nesta ótica, a presente edição apresenta a informação estatística na forma de séries temporais (2003 a 2010) e, na generalidade, com dados comparáveis para os oito países membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).


A edição Estatísticas da CPLP - 2012 é um projeto executado pelo INE de Portugal em estreita parceria com o INE de Moçambique, que foi iniciado em setembro de 2011. No entanto, a sua concretização só se tornou possível com o apoio e a colaboração dos Institutos Nacionais de Estatística de todos os países membros da CPLP, cujos pontos focais disponibilizaram e/ou confirmaram as informações estatísticas da presente publicação. Esta terceira edição compõe-se de 123 quadros estatísticos, agrupados em 19 capítulos ou áreas estatísticas, correspondentes, em termos gerais, ao território, à população e à economia. Conjuntamente aos dados estatísticos disponibilizados, constam análises de dados e gráficos sobre os temas de cada capítulo da publicação.”

Para um melhor conhecimento da informação agora compilada e divulgada, poderá aceder à publicação clicando em: Estatísticas dos Países da CPLP  Baía da Lusofonia



Sem comentários:

Enviar um comentário