Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 14 de maio de 2013

Olaria

Realiza-se entre os próximos dias 16 e 19 de Maio de 2013 em São Pedro do Corval, concelho de Reguengos de Monsaraz, a 19ª FIOBAR, Festa Ibérica da Olaria e do Barro.

Organizado pelo Município alentejano de Reguengos de Monsaraz, Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros e Junta de Freguesia de Corval, com o apoio do IEFP, a Festa Ibérica da Olaria e do Barro acontece alternadamente em cado lado da fronteira e tem como finalidade fazer a promoção cultural e turística dos dois principais centros ibéricos de olaria.

Através de exposições, demonstrações, jornadas ibéricas e música tradicional, os visitantes terão oportunidade de percorrer as olarias, experimentar a arte de moldar e pintar o barro, ao mesmo tempo conhecer a gastronomia regional e toda a actividade artesanal do concelho, neste evento que é a maior homenagem à olaria ibérica.

Nesta edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro vão participar 45 olarias de Portugal e 10 de Espanha, entre as quais 16 de S. Pedro do Corval e nove de Salvatierra de los Barros, localidade da extremadura espanhola. Oriundos de Portugal vão estar também presentes oleiros e ceramistas de norte a sul do país, de localidades como Barcelos, Belas, Beringel, Ramada, Braga, Campinho, Coruche, Estremoz, Évora, Évora de Alcobaça, Foz do Arelho, Lagoa, Loures, Lisboa, Mafra, Montemor-o-Novo, Mourão, Ovar, Póvoa de Santo Adrião, Queluz, Reguengos de Monsaraz, Redondo, Setúbal, Samora Correia, Torres Vedras e Vila Nova de Santo André. De Espanha haverá ainda oleiros de Barbaño.

O programa da Festa Ibérica da Olaria e do Barro inicia-se na quinta-feira, dia 16 de maio. A cerimónia oficial de abertura do certame realiza-se pelas 18h, no jardim público de S. Pedro do Corval, com animação de rua a cargo do grupo Bomkaigaita. O segundo dia do evento, 17 de maio, é marcado pela organização das Jornadas Ibéricas de Olaria e Cerâmica, subjacentes ao tema “A comercialização e as estratégias de mercado”, com início marcado para as 9h30. À tarde pode-se assistir ao lançamento do catálogo

 “A Arte das Mãos”, que visa promover e comercializar as peças das olarias de São Pedro do Corval e de Salvatierra de Barros. Pelas 18h30 será apresentado o livro “Mãos que criam”, de Antónia Fialho Conde. O Pavilhão da Olaria e do Barro está aberto diariamente entre as 10h e as 24h (no último dia encerra às 23h30). O certame conta ainda com diversos espetáculos musicais.

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro surgiu em 1995 na sequência de um protocolo estabelecido entre o Município de Reguengos de Monsaraz e o Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros. Em cada edição do certame participam muitas dezenas de olarias de Portugal e de Espanha, num verdadeiro encontro ibérico de povos, de culturas e de cooperação transfronteiriça.

O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval é considerado o maior de Portugal com 22 olarias em atividade que continuam a pintar os motivos típicos do Alentejo, como por exemplo o pastor, a apanha da azeitona e a vindima. A olaria de S. Pedro do Corval data a sua existência, ao menos, do período da dominação árabe, conforme o atesta o teor do Foral Afonsino outorgado a Monsaraz em 1276, mas também a linguagem e a terminologia muito próprias ainda em uso.

Em S. Pedro do Corval podem ser encontradas as mais belas e formosas peças de barro, trabalhadas por habilidosos artesãos que assim continuam uma tradição multissecular de fabrico de louça tosca, vidrada e decorativa, de extraordinário valor estético e etnográfico. Artesãos que dão provas da sua arte aproveitando os magníficos barros das herdades vizinhas, conjugando, assim, as matérias-primas que os recursos naturais ainda oferecem.

Constituindo um autêntico espelho da vida rural e dos costumes ancestrais, a olaria de S. Pedro do Corval, o seu espírito muito próprio e as suas excecionais qualidades são os genuínos responsáveis pela criação de peças de grande utilidade, efeito decorativo ímpar, impondo-se naturalmente pelo conjunto das suas tonalidades e pela beleza campestre das suas composições.

A olaria de S. Pedro do Corval é hoje uma marca registada pois o Município de Reguengos de Monsaraz registou em 2008 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial as marcas nacionais “Olaria de São Pedro do Corval”, “Rota da Olaria”, “Rota dos Oleiros” e “Olaria”. Baía da Lusofonia com o apoio do Gabinete de Apoio e Imagem do Município de Reguengos de Monsaraz


Sem comentários:

Enviar um comentário