Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 22 de setembro de 2013

AniMacau

O Centro Cultural retoma no próximo mês de Outubro de 2013 o festival de cinema de animação local, com dez longas-metragens europeias e asiáticas. O AniMacau volta a exibir trabalhos premiados.
 
 
 
 
O festival de cinema de animação de Macau, AniMacau, organizado pelo Centro Cultural exibe este ano uma série de dez longas-metragens de produção europeia e asiática. O evento anual decorre entre os dias 19 e 27 de Outubro, com sessões abertas a todo o tipo de público e outras orientadas para adultos.
 
A selecção do AniMacau 2013 abre, dia 19, com “O Quadro”, longa-metragem de animação do realizador francês Jean-François Laguionie nomeada para os prémios César 2012. A obra, uma aventura destinada ao público infantil cujo desenho cativa também o público adulto, vive dos personagens de uma pintura inacabada que andam à procura do seu pintor.
 
O filme de Laguionie é exibido pelas 16h30, seguindo-se no mesmo dia, às 21h30, “Alois Nebel”, policial negro realizado por Tomas Lunak, de co-produção alemã e checa. A produção foi vencedora dos Prémios de Cinema Europeu e conta a história de um trabalhador ferroviário na fronteira da antiga Checoslováquia cujos pesadelos o levam a entrar num sanatório e, mais tarde, a confrontar-se com as mudanças vividas na Europa Central.
 
A mostra de animação prossegue dia 20 de Outubro, novamente pelas 16h30, com “Ernest e Celestine”, trabalho em co-autoria dos franceses Benjamin Renner, Stéphane Aubier e Vincent Patar. A produção teve duas nomeações para a edição deste ano dos prémios César e conta a história de uma improvável amizade entre um rato e um urso.
 
Na mesma noite, às 19h30, o Centro Cultural exibe “Uma Carta para a Momo”, do japonês Okiura Hiroyuki. Uma rapariga de 13 anos muda-se de Tóquio para uma zona rural, tornando-se amiga de três espíritos que assombram a casa da família.
 
As projecções são retomadas depois a 24 de Outubro, com a exibição de uma longa-metragem do sul-coreano Yeon Sang-ho, “O Rei dos Porcos”, em torno da “cruel realidade da natureza humana”. Passa às 19h30.
 
No dia 25, às 21h30, é exibido “Aprovado para Adopção”, de Jung Laurent Boileau, numa co-produção belga, francesa, sul-coreana e suíça, de teor auto-biográfico.
 
No dia 26 há mais duas sessões. “Homem Lua”, pelas 16h30, tem produção francesa, irlandesa e alemã, com autoria de Stephan Schesch. Pelas 21h30, é exibido “A Loja de Suícidos”, filme francês de Patrice Leconte seleccionado no ano passado pelo Festival de Cannes.
 
No último dia, a 27 de Outubro, o Centro Cultural exibe pelas 16h30 “Rugas”, do espanhol Ignacio Ferreras, a retratar o encontro de dois amigos com a velhice e a morte. O festival encerra com “Crianças-lobo”, do japonês Mamoru Hosoda, premiado pela academia japonesa. In “Ponto Final” - Macau


Sem comentários:

Enviar um comentário