Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 29 de setembro de 2013

Rui Costa Campeão

Rui Costa acabou de ser campeão mundial de estrada 2013 em Florença Itália batendo ao sprint o espanhol Joaquin Rodriguez! É a primeira vitória para Portugal num Campeonato do Mundo em ciclismo.

Numa prova de 272,26 km entre Lucca e Florença e mais de 7 horas de corrida, apenas na última grande subida, a escassos quilómetros da meta, quando cinco ciclistas conseguiram fugir ao pelotão, o italiano Vincenzo Nibali, os espanhóis Alexandre Valverde e Joaquin Rodrigues, o português Rui Costa e o colombiano Rigoberto Uran Uran, se começou a desenhar o desfecho da corrida.

Nos cinco fugitivos, Rodriguez conseguiu escapar enquanto Uran Uran, numa curva mal feita, despistou-se e caiu, ficando Rodriguez com dez segundos de avança sobre o trio, Nibali, Valverde e Costa.

Neste grupo, Costa o ciclista com menos projecção, embora vencedor de duas Voltas à Suiça, obrigou o sacrificado Nibali, vítima de uma queda que o forçou a um esforço suplementar para regressar ao pelotão, a um trabalho de perseguição, principalmente porque corria em casa, levando-o a um desgaste, que quase foi coroado de êxito quando estiveram a escassos metros de Rodriguez.

Bem conhecedor das fraquezas do seu colega Valverde da equipa Movistar, Rui Costa quando a cerca de dois quilómetros da meta, verificava que os seus dois colegas não conseguiam aproximar-se de Rodriguez, desferiu um potente ataque, deixando Nibali e Valverde para trás, conseguindo alcançar Rodriguez a 500 metros da meta. 

Aí, Rodriguez, de forma provocatória, tentando intimidar Rui Costa, virou-se na bicicleta, quase encostando a cara ao ciclista português. Rui Costa aproveitou esse momento para descansar um pouco e a cem metros da meta, desferir o golpe final, ganhando o título de Campeão do Mundo por uma roda.

Joaquin Rodriguez foi o segundo, com o mesmo tempo, 7 horas, 25 minutos e 44 segundos, ficando Valverde em terceiro. O português Tiago Machado que acompanhou os primeiros até à última subida, ficou em 36º lugar, a 2 minutos e 1 segundo do vencedor. Baía da Lusofonia

Rui Costa ladeado por Rodriguez e Valverde



Veja aqui a victória de Rui Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário