Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Catandica

Município de Catandica recebe doações para investir na Biblioteca infantil

As crianças do Município de Catandica receberam, no passado dia 10 de Outubro de 2013, doações de livros, graças ao projecto Clube de leitura, com apoio financeiro de Lena and Alden Fund, em parceria com Corpo da Paz e Books for kids Africa – uma Organização dos Estados Unidos da América, que apoia nas áreas de Educação e Saúde.

A entrega oficial dos livros foi realizada pelo Presidente do Conselho Municipal da Vila de Catandica, Eusébio Lambo Gondiwa. Trata-se de mais de 200 livros com temas diversos: Científicos, histórias, dicionários e saúde, com uma linguagem compreensível para as crianças.

Parte das crianças presentes na entrega dos livros mostrou – se muito satisfeita com este apoio dos parceiros Corpo da Paz, Lena and Alden Fund e Books for Kids Africa. O facilitador das crianças no projecto Clube de leitura, Ernesto Maibeque, disse que mais de 60 crianças já estão a participar neste projecto.

Sheila Helena Chuela, voluntária do projecto, apelou as crianças para tirarem mais proveito nestes livros e usar com muito carinho. Também pediu aos pais e encarregados de educação que acompanhem os seus filhos na biblioteca para o uso destes livros. A nossa fonte disse ainda que qualquer criança deve ter acesso aos livros neste clube, desde que esteja a frequentar 1ª à 7ª classe, para melhorar a qualidade de leitura.



Joana Farley, uma das voluntárias do mesmo projecto, diz que foi investido mais de 60 mil meticais na compra destes livros e agradece todos que estão a apoiar no andamento dos trabalhos naquele clube de leitura.

O Vereador de Educação e Desportos no Município de Catandica, Marcelino Pereira, louvou bastante a iniciativa do Projecto Clube de Leitura, acreditando que é o início de desenvolvimento.

O representante do Serviço de Educação Juventude e Tecnologia em Báruè (SDEJT), Celestino Niquisse, diz que já é um passo no Distrito e apela a colaboração de todos no uso e divulgação da existência desta biblioteca. Niquisse avançou que no Distrito de Báruè todas escolas secundárias têm bibliotecas e, para as Escolas Primárias existe uma biblioteca móvel, que desloca mensalmente às escolas para melhorar a qualidade de ensino no Distrito.

Por seu turno, o presidente do Conselho Municipal da Vila de Catandica – Eusébio Lambo Gondiwa também louvou este projecto dizendo que vai aumentar conhecimentos nas crianças. Para Lambo Gondiwa, os livros ajudam as crianças na transformação dos seus sonhos em realidade, bem como no saber da história de Moçambique. John Chekwa – Moçambique in “Baruemozambique”

Sem comentários:

Enviar um comentário