Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Guiana introduz o português

O Ministério da Educação da República da Guiana, através do seu ministro, Priya Manickchand, comunicou que o ensino da língua portuguesa vai ser introduzida no seu país este ano lectivo de 2013/2014, para os alunos do grau 7, alunos do ensino secundário que têm pelo menos 12 anos.

Numa primeira fase, serão cinco as escolas da capital, Georgetown, a aderir ao ensino da língua portuguesa, Queen’s College, Bishops’ High, St Stanislaus College, St Roses’s High e Joseph High. Futuramente, será alargado a outras escolas, depois de analisar-se o fracasso com o ensino de línguas estrangeiras, espanhol e francês, em virtude de não haver professores destas línguas nas escolas rurais do país.

A equipa que desenvolve o currículo para a língua portuguesa, prevê a entrega de dois livros para os estudantes, um para as actividades na escola, outro para os estudos em casa, além de dois CD como auxiliares na audição da língua. Os professores receberão fichas para o Grau 7, um livro sobre o português básico e um outro sobre o Brasil.

Para alargar o quadro de professores locais no ensino da língua portuguesa, estão nos planos do governo da Guiana, o ensino do português, ao nível do ensino superior.

Priya Manickchand manifestou também a vontade que o governo do seu país tem em submeter a disciplina do português ao nível do Caribbean Examinations Council (CXC), organismo regional a que pertence a República da Guiana. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário