Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 6 de outubro de 2013

Olimpíadas Ibero-Americanas

 
Depois de terem participado no passado mês de Julho nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM) em Santa Marta na Colômbia e no mês seguinte, em Agosto, nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (OMCPLP) em Maputo, Moçambique, os jovens brasileiros e portugueses apresentaram-se agora na Nicarágua para participarem na 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIAM) que se realizou no passado dia 24 e 25 de Setembro de 2013, na cidade do Saber, com a participação de 79 jovens.
 
Com a presença de Brasil e Portugal como representantes da língua portuguesa e 20 países de língua castelhana, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, foram precisamente os dois países lusófonos os primeiros classificados.
 

O Brasil com 158 pontos, que já vencera na OMCPLP em Maputo, venceu agora com quatro jovens que já tinham participado nas Olimpíadas Internacionais de Matemática na Colômbia, Rodrigo Sanches Ângelo, de São Paulo, medalha de ouro, com pontuação máxima, 42 pontos, tinha ganho na Colômbia a medalha de Prata. Franco Matheus de Alencar Severo, 41 pontos, do Rio de Janeiro, medalha de prata, na Colômbia tinha sido medalha de bronze. Victor Oliveira Reis, 40 pontos, de Pernambuco, medalha de prata e Rafael Kazuhiro Miyazaki, 35 pontos, de São Paulo, medalha de prata, repetiram as medalhas alcançadas na Colômbia.
 

Portugal ficou em segundo lugar com 154 pontos, apresentando um conjunto de jovens estudantes em que três deles já tinham estado na Colômbia e um em Moçambique. Luís Pedro Lopes Duarte, da Escola Secundária de Alcains, obteve como o seu colega brasileiro a pontuação máxima, 42 pontos, tinha ganho uma medalha de bronze na Colômbia. Miguel Moreira, aluno do 11º ano, na Escola Secundária Rainha D. Amélia, em Lisboa, medalha de prata, 41 pontos, tinha ganho uma medalha de ouro na Colômbia. Miguel Martins dos Santos, aluno da Escola Secundária de Alcanena, medalha de prata, 41 pontos, tinha recebido bronze na Colômbia. Miguel Pereira Torres da Costa, do Grande Colégio Universal, Porto, medalha de bronze, recebera uma medalha de ouro em Maputo, Moçambique.
 
Brasil e Portugal repetiram as classificações do ano anterior, sendo um realce para os países de língua portuguesa, ficando o México no terceiro lugar com 153 pontos. O Brasil que iniciou a participação neste evento em 1985, é o país mais medalhado com um total de 101 medalhas, sendo 51 de ouro, 39 de prata e 11 de bronze. Portugal que teve a primeira participação em 1990, já conquistou 47 medalhas, sendo 3 de ouro, 13 de prata e 31 de bronze, além de 10 menções honrosas.


 
As provas foram aplicadas em dois dias e envolviam problemas de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória
Foto: OBM 

 
 
A participação brasileira na competição é uma organização da Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que tem desempenhado um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o país.
 
A OBM é um projecto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
 
A participação portuguesa nas OIAM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a selecção e preparação dos alunos está a cargo do Projecto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Esta iniciativa conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, da Ciência Viva, do Banco Espírito Santo, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Pathena.
 
A 29ª edição da OIAM terá lugar nas Honduras. Para participar no evento os jovens seleccionados terão entre os 13 e os18 anos de idade e não podem ter participado na competição nas duas edições anteriores. Baía da Lusofonia


Sem comentários:

Enviar um comentário