Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Terminal multiusos de Nacala

Moçambique: Terminal multiusos de Nacala entra em funcionamento este ano de 2014.

Vai entrar já este ano em operação o novo terminal portuário multiusos em construção no porto de Nacala, província de Nampula.

O empreendimento, orçado em cerca de mil milhões de dólares, terá capacidade para armazenar 14,5 milhões de toneladas do carvão extraído na bacia carbonífera de Moatize, na província de Tete.

De acordo com o 'Notícias', é uma empresa chinesa quem está a construir actualmente um virador de vagões, estando ainda em construção o pontão que vai assegurar a acostagem de navios de grande calado com capacidade de carga superior a 200 mil toneladas.

Este terminal vai ser utilizado fundamentalmente pela subsidiária moçambicana do grupo brasileiro Vale que desde 2011 opera uma mina em Moatize onde extrai anualmente 11 milhões de toneladas de carvão.

Além do terminal e de outras instalações, o grupo está a financiar a construção de uma linha de caminho-de-ferro entre Moatize e Nacala, com passagem pelo Malawi, com uma extensão de 912 quilómetros, dos quais 684 quilómetros em processo de reconstrução e os restantes em fase de construção. In “Cargo Edições” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário