Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Consórcio petrolífero

São Tomé e Príncipe interessado em participar no consórcio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para exploração de petróleo em Timor.

As autoridades são-tomenses consideram de positiva a iniciativa de Timor Leste de criar um consórcio composto por empresas petrolíferas da CPLP, para explorar um bloco de petróleo on–shore no território timorense.


Representantes da Autoridade Nacional de Petróleo de Timor Leste e da empresa timorense de exploração de petróleo, apresentaram na última semana, às autoridades são-tomenses o projeto de criação do consórcio da CPLP para exploração de petróleo em Timor.

Gualdino Silva, Presidente da Autoridade de Petróleo de Timor Leste, disse que a iniciativa de criação do consórcio é do Primeiro-ministro Xanana Gusmão, e que o objectivo é promover a integração económica dos países da CPLP.

São Tomé e Príncipe que ainda não tem uma empresa nacional de petróleo em actividade, apoia a iniciativa. Cristina Dias, Directora Administrativa da Agência Nacional enalteceu a iniciativa e considerou que o Governo são-tomense deverá se pronunciar sobre o assunto.

São Tomé e Príncipe e Timor Leste, assinaram em 2011 um memorandum no domínio dos recursos naturais. Um entendimento, que permite a troca de experiência entre os dois países no domínio do petróleo e a formação de quadros são-tomenses do sector petrolífero.

Segundo o Presidente da autoridade Nacional de petróleo de Timor Leste, o projecto de criação de um consórcio da CPLP para explorar petróleo no território timorense, já foi analisado, com a Galp de Portugal, Petrobrás do Brasil, Sonangol de Angola, assim como as autoridades de Moçambique.

O consórcio deverá estar estruturado antes de Julho próximo altura em que Timor Leste, assume a presidência da CPLP. Abel Veiga – São Tomé e Príncipe in “Téla Nón”

Sem comentários:

Enviar um comentário