Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Contentores na península ibérica

O porto de Sines consolidou-se como o quarto porto da península ibérica na movimentação de contentores.

O porto espanhol de Algeciras teve no ano de 2013 um movimento de carga contentorizada de 4,34 milhões de TEU, um crescimento superior ao ano anterior de 5,5%, passando a ser o porto líder da península ibérica neste segmento, ultrapassando o porto espanhol de Valência, movimentou 4,33 milhões de TEU, verificando-se uma quebra de -3,2% face ao ano transacto.

O porto continental de Barcelona foi o terceiro com mais movimento, 1,70 milhões de TEU (1 contentor de 20 pés) com um crescimento 1,8%, em relação ao ano de 2012, enquanto o porto insular de Las Palmas teve um movimento de 1 milhão de TEU de contentores.

O porto de Sines teve no ano de 2013 um crescimento de carga contentorizada de +68%, registando 931 mil TEU, destacando-se como o principal porto de Portugal neste segmento e o quarto da península ibérica, verificando-se que ainda tem muita, mas mesmo muita margem de crescimento, para um porto que tem todas as condições para estar no centro do mundo e não na periferia.

O porto de Leixões, 626 mil TEU, teve uma quebra de -1% em 2013, passando a ser o segundo porto português, pois Lisboa com 549 mil TEU até Novembro de 2013, não conseguirá ultrapassar o volume de Leixões. Neste contexto de dimensão de movimentação de carga contentorizada está o porto espanhol de Bilbao, em 2012 apresentou um movimento de 610 mil TEU e com valores consolidados do 1º semestre de 2013, apresenta uma quebra de -1%. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário