Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 7 de março de 2014

Alentejo – Rota dos Sabores

Alentejo - Rota dos Sabores convida a contactar com o saber-fazer tradicional

Dar a conhecer ao país e ao mundo o que de bom se faz no Alentejo. Este é um dos objectivos da Rota dos Sabores, impulsionada pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL). Os visitantes contam com um roteiro turístico em torno dos produtos qualificados da região. Oportunidade para visitar «unidades de produção contactando directamente com o saber-fazer tradicional», vinca Sónia Mendes, técnica da ADRAL.

Sónia Mendes explica que a Rota dos Sabores, criada em 2004, tem «o intuito de conferir um dinamismo diferente» aos produtos com as designações DOP - Denominação de Origem Protegida, IGP - Indicação Geográfica Protegida, ETG - Especialidade Tradicional Garantida, Modo de Produção Biológico e Protecção Integrada e «potenciar a capacidade competitiva dos produtores».

Foto: ADRAL
A responsável da ADRAL realça que a iniciativa pretende a «valorização dos produtos de qualidade com nome protegido», criando, assim, «uma alternativa de promoção destes produtos».

Centrada na promoção da competitividade deste sector e dos agentes locais, a implementação da Rota dos Sabores «possibilitou a constituição de uma rede de produtores e seus agrupamentos e a sua capacitação em diferentes áreas, nomeadamente a formação, consultoria e apoio técnico à elaboração de Planos de Acção para a melhoria da produtividade e competitividade das empresas aderentes» à iniciativa.

Grosso modo, para os visitantes, a rota proporciona visitas a diversas unidades de produção, podendo os turistas contactar directamente com diversos produtos tradicionais e conhecerem as suas características específicas.

Produtos que sustentam a sua existência num «saber-fazer» tradicional, de saberes ancestrais, e que «preservam as condições ambientais naturais e respeitam os ecossistemas e a biodiversidade», acrescenta Sónia Mendes.

«Daí a importância de preservá-los, promovê-los e valorizá-los, com o objectivo de fomentar não só a oferta turística bem como a preservação da identidade cultural», sustenta a técnica.

Sónia Mendes refere que a rota se assume como «um projecto importante para a região do Alentejo, na medida em que os produtos tradicionais de qualidade são indiscutivelmente umas das grandes potencialidades da região, constituindo-se enquanto elemento de valorização do território».

E acrescenta: «a aposta nos produtos tradicionais de qualidade justifica-se uma vez que o Alentejo é, por excelência, a região agrária do país que apresenta maior número de produtos com nome protegido reconhecidos e efectivamente comercializados, especialmente no norte alentejano».

Desde que foi criada (em 2004), a Rota dos Sabores tem desenvolvido algumas acções «junto dos empresários e agentes a operar na produção, transformação e comercialização de produtos tradicionais».

Entre elas, destaca-se a realização, em parceria com a Associação Qualifica, de um estudo de detecção de necessidades e diagnóstico no âmbito dos produtos tradicionais de qualidade da Região Alentejo; organização de ciclos temáticos (workshops para debate, reflexão e transferência de conhecimentos dentro da temática dos produtos qualificados).

Mas também eventos e missões empresariais, com a presença das empresas aderentes à Rota em eventos e feiras relacionados com a temática no sentido de promoverem e divulgarem os seus produtos.

De acordo com a ADRAL, o território abrangido pela Rota dos Sabores inclui todos os concelhos do distrito de Portalegre e oito no distrito de Évora (Reguengos de Monsaraz, Mourão, Alandroal, Redondo, Borba, Évora, Vila Viçosa e Estremoz).

Existem placas que indicam os caminhos da rota, circuitos e itinerários turísticos e gastronómicos, que reencaminham igualmente o visitante para os postos de turismo de cada município da Rota e para os agrupamentos de produtores envolvidos na iniciativa (o Agrupamento de Produtores Agrícolas e Florestais do Norte Alentejano - APAFNA e o Agrupamento de Produtores Pecuários no Norte Alentejano - NATUR-AL-CARNES).

Foram criados nove quiosques multimédia, colocados nos postos de turismo nos municípios aderentes à Rota dos Sabores, através dos quais o visitante pode informação disponível e realizar a marcação das visitas aos produtores.

Foto: ADRAL
Também os produtores possuem placas que indicam a adesão a esta rota.

Entre os produtos abrangidos encontram-se a carne mertolenga, a carne de porco de raça alentejana, o queijo de Nisa, azeites do norte alentejano, o mel ou o borrego.

Actualmente, a Rota dos Sabores conta com três dezenas de produtores, correspondendo estes a dez tipos de produtos qualificados diferentes: Ameixa d’Elvas, Azeite do Norte Alentejano, Azeitona de Elvas e Campo Maior, Carnalentejana, Frutas Confitadas, Maçã de Portalegre, Queijo de Nisa, Salsicharia de Estremoz e Borba, Salsicharia de Portalegre e Queijo Biológico.

O projecto Rota dos Sabores é promovido pela ADRAL, contando com o apoio de diversas câmaras alentejanas, agrupamento de produtores e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), através de financiamento no âmbito do PRAI-Alentejo - Programa Regional das Acções Inovadoras da Região Alentejo. Ana Clara – Portugal in “Café Portugal”

Sem comentários:

Enviar um comentário