Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 9 de março de 2014

Catalunha e o referendo

Catalunha projeta lei para realizar referendo independentista

O presidente do governo catalão, Artur Más, adiantou ontem, 07 de março de 2014, que se o Estado espanhol mantiver a negativa de autorizar um referendo independentista, o parlamento regional aprovará uma lei para realizá-lo.

Se acharmos um obstáculo permanente do Estado, haverá uma lei catalã de consultas do parlamento e em base nela convocarei a consulta no dia 9 de novembro, afirmou Más em entrevista à emissora radial RAC1.

A este respeito apontou que já se trabalha, com discrição, nos mecanismos operativos do referendo, que o governo espanhol recusa pelo considerar inconstitucional.

Como um último recurso -agregou Más- ficará a convocação a eleições nas quais se proponha o referendo por parte dos partidos que a apoiam e se houver um sim em massa a essas organizações, a consulta se terá ganhado.

Para isso pontuou que se reunirá com as forças políticas afins à iniciativa e decidirão conjuntamente o marco eleitoral e as condições.

Em relação a uma provável negociação com o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, assegurou que pediu o encontro, mas recebeu por resposta, mediante intermediários, o argumento que não é necessária.

Más esclareceu que essa reunião deve incluir o tema da consulta, que se nega a discutir Rajoy. "Imagine-se, quando vejo Rajoy, falamos de tudo menos disto. Seria uma reunião entre zumbis. Nos correriam a gorrazos, como dizem em Madri", sublinhou.

Tanto o dirigente Partido Popular, como o Partido Socialista Operário Espanhol, o principal da oposição, se opõem a que o Congresso de Deputados passe a Catalunha as concorrências necessárias para organizar o referendo.

A duas formações com ampla maioria absoluta no parlamento consideram que temas referidos à integridade territorial corresponde os decidir a todos os espanhóis e não a uma parte deles. Prensa Latina - Cuba

Sem comentários:

Enviar um comentário