Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 30 de março de 2014

IX Jogos da CPLP

Comissão permanente estipula data para jogos da CPLP

Os IX jogos desportivos da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP) serão disputados em 2014 entre os dias 23 de Julho a 02 de Agosto, segundo ratificação da comissão permanente do evento reunida sábado, 29 de Março de 2014, no pavilhão Multiusos de Luanda.

O fórum, que contou com a presença dos directores dos desportos de Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Portugal e Brasil, confirmou que a competição será disputada em andebol sub-17 (feminino), atletismo sub-16 (ambos os sexos) nas especialidades de estafeta olímpica (100, 200, 400 e 800 metros), individuais (100, 200, 400 e 800 metros), salto em comprimento e lançamento de peso.

Evoluirão ainda na prova que a cidade de Luanda vai albergar pela segunda vez, depois da edição de 2005, as modalidades de Basquetebol sub-16 (masculino), futebol sub-16 (masculino), Judo sub-17 (ambos os sexos), natação de águas livres sub-17 (ambos os sexos), ténis sub-16 (ambos os sexos), ténis de mesa sub-17 (ambos os sexos), voleibol de praia sub-17 (ambos os sexos) e desporto adaptado em atletismo sub-20 (ambos os sexos).

De acordo com as conclusões finais da reunião, cada delegação será constituída por 132 pessoas entre atletas e dirigentes. A inscrição, com a indicação das modalidades e número global de participantes, sem indicar nomes, deve ser efectuada até 30 de Abril, enquanto a inscrição nominal das delegações deve ser efectuada até 30 de Maio.

Em termos de previsão, Angola pretende participar com uma delegação de 132 pessoas, à semelhança de Portugal e Brasil. Moçambique (120), Cabo Verde (100), São Tomé e Príncipe (70) e Timor-Leste (30).

 Os delegados ao encontro do Multiusos de Luanda decidiram ainda que o torneio de futebol será disputado no complexo da Associação de Futebol de Angola (AFA) e no estádio nacional da Cidadela. Andebol, basquetebol, judo e ténis de mesa (complexo da Cidadela), natação de águas abertas e voleibol de praia (praia de Luanda), atletismo (campo dos Coqueiros) e ténis (complexo Paz Flor).

 A realização do evento na capital do país resulta da desistência da República de São Tomé e Príncipe. Devido a ordem de subsequência como garante do princípio da rotatividade, Angola é o país que se segue a São Tomé.

O facto foi decidido na VI Reunião da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP, realizada em Salvador da Baía, Brasil, dia 01 de Dezembro de 2013.

Em declarações à imprensa após reunião da comissão permanente do evento, realizada no pavilhão Multiusos de Luanda, Inácio dos Santos Carvalho, director nacional dos desportos de Cabo Verde, justificou crer numa boa organização depois da visita efectuada sexta-feira aos recintos da competição e unidades hoteleiras seleccionadas para albergar as delegações.

“Pelo que nos foi dado a ver, Angola está a fazer um grande esforço para albergar os jogos, e neste momento, estão criadas as condições para que em Julho os jovens desfrutem de infra-estruturas e alojamento de qualidade”, frisou.

O responsável explicou que Cabo Verde vai estar presente no máximo da sua força, com uma delegação de 100 elementos e com objectivo de competir, sem deixar de parte a essência da competição que privilegia a convivência e irmandade entre os povos da comunidade.

“Os jovens cabo-verdianos terão o prazer de conhecer Angola, estabelecer relações de amizade com cidadãos de outros países membros, independentemente do aspecto competitivo, que não é o mais importante”, disse.

Os jogos da CPLP, instituídos em 1992, têm contribuído para a união da comunidade, afirmou também à imprensa, em Luanda, o secretário-geral da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto, Augusto Fontes Baganha.

Falando no fim da reunião da Comissão Permanente da IX edição dos jogos, a decorrer de 23 de Julho a 02 de Agosto, na capital do país, disse que a essência do evento privilegia isso mesmo, ou seja, valores como a união, amizade, solidariedade e irmandade, sendo que os resultados desportivos vêm em segundo plano.

O também presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude mostrou-se convicto de que os jogos de Luanda serão bem organizados, tal como foram as restantes oito edições já disputadas. Angop - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário