Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 3 de março de 2014

Rota das Letras 2014

Rota das Letras concentra-se no centro da cidade

Este ano vai haver uma maior “concentração geográfica” das conferências literárias.

A terceira edição do Festival Literário de Macau – Rota das Letras, que se realiza entre 20 e 30 de Março de 2014, traz algumas novidades em termos de organização e boas surpresas na lista de autores convidados.

Da lusofonia vão chegar, entre outros, três romancistas, o escritor e músico da nova geração de autores portugueses, Afonso Cruz, autor de “Jesus Cristo Bebia Cerveja”, a romancista brasileira Andréa del Fuego e, de Moçambique, o escritor João Paulo Borges Coelho, autor de “O Olho de Hertzog”, prémio Leya de 2009. De Portugal chega também o poeta e tradutor de chinês, António Graça de Abreu, com uma forte ligação a Macau e à China, e, ainda, os escritores e comentadores políticos José Pacheco Pereira e Clara Ferreira Alves. Bei Dao, de Hong Kong, e Yan Gelign, da China Continental, são dois dos autores chineses em destaque.

Em termos de programação, o festival vai manter aquilo que é, desde o princípio, a lógica do evento, que é um festival literário com uma diversidade de eventos, onde se incluem conferências literárias, projecção de filmes, exposições de arte, saraus musicais e dois dias de concertos, explicou o director do festival, Ricardo Pinto, na conferência de imprensa onde estiveram presentes, também, o presidente do Macau Pen Club, Li Guangding, e o representante do departamento de chinês da Universidade de Macau, professor Zhu Shoutong.

Ricardo Pinto destacou algumas alterações em relação a edições anteriores. Este ano vai haver uma maior “concentração geográfica” das conferências literárias.

Ricardo Pinto adiantou que o orçamento do festival para 2014 é de cerca de 2,4 milhões de patacas, um valor ligeiramente superior ao do ano passado. O Instituto Cultural e a Fundação Macau contribuem com um total de um milhão de patacas, o restante montante é financiado por privados. O Ponto Final e o Instituto Cultural são os organizadores do evento. A Fundação Macau, o Macau Pen Club e o Instituto Politécnico de Macau integram também a comissão organizadora. Cláudia Aranda - Macau In “Ponto Final”

Sem comentários:

Enviar um comentário