Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 20 de março de 2014

Um português livre

Pensador português Hélder Macedo em Macau no final do mês

Hélder Macedo vai estar na cidade nos dias 25 e 26 de Março a convite do Instituto Politécnico de Macau e do seu Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa.

O português, que é professor jubilado do King’s College de Londres onde leccionou durante 33 anos e criou a cátedra de Estudos Portugueses, será um dos membros do júri do concurso de declamação de poesia do Instituto Politécnico de Macau, organizado pela Escola Superior de Línguas e Tradução. A 25 de Março, o também ficcionista e ensaísta de 78 anos, vai proferir uma palestra sobre “O Português e a Cultura Lusófona no Mundo Contemporâneo”.

Hélder Macedo nasceu na África do Sul, viveu em Moçambique até completar 12 anos e em Portugal até aos 24 quando decidiu mudar-se para o Reino Unido. Durante esse período licenciou-se em Literatura e História e doutorou-se em Letras na Universidade de Londres. Foi ainda colaborador regular da BBC. Regressado a Portugal depois do 25 de Abril, Macedo foi ainda secretário de Estado da Cultura do Governo de Maria de Lurdes Pintassilgo, mas com a queda do Executivo, em 1980, regressou definitivamente a Londres, onde ainda reside.

O seu oitavo romance “Tão Longo Amor Tão Curta a Vida” foi editado em 2013 e é o último trabalho deste autor que começou a escrever ficção aos 56 anos. Sobre a literatura, diz que tem como função “fazer a articulação entre esse concreto, factual, circunstancial e o fantasmagórico”: “Nós somos fantasmas de nós próprios também e temos de saber lidar com isso, porque senão ficamos maluquinhos ou embotados. Há uns que enlouquecem por excesso, há outros que ficam embotados e são cidadãos cumpridores, deixam de existir em termos do seu potencial”, disse em entrevista à revista Ler. In “Ponto Final “ - Macau


Hélder Macedo


Hélder Malta Macedo - 30.11.1935 nasceu em Krugersdorp na África do Sul, viveu em Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe até aos doze anos e em Portugal até 1959. Foi colaborador regular da BBC de 1960 a 1971. Licenciou-se em Literatura e História e doutorou-se em Letras na Universidade de Londres, onde leccionou desde 1971 no King’s College, tendo sido o Professor Catedrático de Português (Camões Professor of Portuguese) de 1982 a 2004 e é actualmente Emeritus Professor of Portuguese. Foi Director-geral dos Espectáculos (1975) e Secretário de Estado da Cultura em Portugal (1979). Entre 1981-82, foi visiting professor em Harvard (EUA), tendo também leccionado na EHECS (França), na UNICAMP, na USP e na USRJ (Brasil). A obra ficcional de Hélder Macedo é considerada uma das mais originais da literatura lusa contemporânea, uma escrita inovadora que está a conquistar os mercados internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário