Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Porto de Maputo apetrecha-se

Moçambique: Porto de Maputo tem mais dois rebocadores

A Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) lançou à água na passada semana dois rebocadores com 1750 cavalos-vapor cada para melhorar as condições de funcionamento do porto. Segundo o presidente executivo da MPDC, Osório Lucas, os dois rebocadores – Sereia e Bulani – foram especificamente construídos para funcionamento no porto de Maputo tendo custado 15 milhões de dólares.

Os dois rebocadores são operados pela P&O Maritime, empresa que em 2012 ganhou o contracto para fornecer serviços navais incluindo pilotagem, atracação e fornecimento de equipagens e de manutenção dos rebocadores e dos navios dos pilotos.

Estas duas novas embarcações fazem parte de um plano director que contempla investimentos de 1,8 mil milhões de dólares para aumentar a capacidade de processamento do porto para 50 milhões de toneladas até 2033.

A carga processada no porto tem vindo a crescer de forma constante ao longo da última década, tendo aumentado de 5 milhões de toneladas em 2003 para 15 milhões de toneladas em 2012 e 17 milhões de toneladas no ano passado.


A MPDC é uma parceria entre a estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (49%) e a parceria privada Portus Indico (51%), que reúne a DP World do Dubai, Grindrod da África do Sul e a empresa moçambicana Moçambique gestores. In “Cargo  edições” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário