Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Porto do Lobito rejuvenesce

O elevado investimento realizado pelo executivo angolano no Porto do Lobito, torna esta zona de conforto portuária num ex-libris do mercado marítimo africano e mundial, ao nível dos demais portos da Região Austral do continente, particularmente, os da Namíbia e os da África do Sul, dado o mesmo espaço envolvente para o qual concorrem.

A informação foi prestada pelo Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Anapaz de Jesus Neto, durante o acto que marcou as comemorações do 24 de Março, marco histórico da ascensão do Porto do Lobito a categoria de porto Comercial e, concomitantemente a sua abertura ao tráfego marítimo internacional.

Porto mineiro do Lobito
De acordo com o PCA, o período de guerra civil penhorou o desenvolvimento do país, resultando numa acentuada destruição e degradação das infraestruturas socioeconómicas. Todavia, destacou o “arrojado” espírito empreendedor localmente perseguido bem como a visão estratégica de Sua Excelência Eng.º José Eduardo dos Santos, Presidente da República de Angola, e do empenho pessoal do Ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, no resgate da áurea e da mística infraestrutural e da excelência da prestação de serviços desta Empresa.

O Presidente do Conselho de Administração lembrou que o processo de infraestruturação decorreu em várias fases, e culminou com a edificação de novos equipamentos portuários de capital importância para o nosso modus operandi tais como: o Porto Seco, o Terminal de Contentores, o Porto de Minério, para além da construção de um Cais para Navios de Cruzeiro e Terraplenos para contentores.

O PCA explicou, por outro lado, que no âmbito das prioridades de objectivos estratégicos inscritos no Plano Nacional de Desenvolvimento de 2013-2017, e que visam dotar Angola de uma rede de transportes integrada e adequada aos anseios de desenvolvimento nacional e regional, facilitador do processo de crescimento económico, desencadear-se-ão acções que permitirão “ reforçar o processo de prestação de contas nas empresas públicas do sector e assegurar a profissionalização da sua gestão; estabelecer um sistema de formação e capacitação de quadros do sector; desenvolver programas para a manutenção preventiva e conservação dos equipamentos disponibilizados para o sector; melhorar a segurança marítima e a fiscalização ao longo da costa angolana”, dentre outros.

Com o futuro sempre presente, o PCA anunciou que o Conselho de Administração vai brevemente fazer um ajuste salarial, e exortou os trabalhadores à manter a disciplina no local de trabalho “para transpor esta grande plataforma para um novo rumo que Angola pretende caminhar”, sublinhou.

Anapaz Neto foi peremptório em afirmar que não se pode alcançar altos padrões de produção e de produtividade, se não se prestar atenção ao capital humano, pois, os quadros são a alavanca para o desenvolvimento da Empresa, e para o alcance dos objectivos preconizados “foram desencadeadas acções de formação nas áreas de operações portuárias e de manutenção onde já são visíveis os efeitos dessa formação, num total de 123 trabalhadores”, finalizou.

O Porto do Lobito, criado a 86 anos em função da importância do Caminho de Ferro de Benguela, é uma unidade estratégica para o desenvolvimento económico do país e da região austral de África. Servido pelo CFB, explora um tráfego que se projecta a nível nacional, sobre todos vasto corredor central de Angola e também a nível internacional, alcançando ricas regiões mineiras de cobre da RDC e da Zâmbia. Porto do Lobito – Angola

As obras de recuperação e ampliação do Porto do Lobito estão concluídas, ficando o porto de minério localizado na margem leste da baía do Lobito com uma capacidade de movimentação de três milhões e seiscentas mil toneladas ano, indo permitir o escoamento dos produtos minerais da Zâmbia e da República Democrática do Congo.

Nova ponte sobre o rio das Cuculas
As obras agora terminadas foram executadas pela empresa A1V2 Engenharia e Arquitectura, Lda numa intervenção que abrange as componentes de pavimentação, recuperação das paredes de cais, aumento da capacidade do parque de contentores e execução de um acesso exclusivo para transporte pesado rodoviário, através da construção de uma ponte sobre o Rio das Cuculas, evitando a circulação dos mesmos pelo centro da cidade de Lobito. Foi ainda desenvolvido uma expansão ao Porto de Lobito, através da execução de uma nova parede de cais com uma extensão de 314 m fundada através de estacas metálicas. Através destas intervenções, já é possível receber navios com calados até 15,2 m. O Porto do Lobito é o segundo maior porto de carga de Angola e está localizado numa zona geográfica privilegiada e de enorme potencial, estando em concorrência com os portos da Namíbia e África do Sul. Baía da Lusofonia

A1V2 Engenharia e Arquitectura, Lda - é uma multinacional portuguesa que presta serviços de excelência em todas as áreas nucleares da engenharia e da arquitectura pautando a sua intervenção por uma elevada exigência qualitativa. A A1V2 foi fundada em 1997 com o objetivo de se estabelecer como uma empresa de projetos de Engenharia e Arquitetura e de Consultoria. A A1V2 tem escritórios em Portugal, Angola, Marrocos, Argélia, Arábia Saudita e Qatar. Contactos: Alameda dos Oceanos, Edifício Mar do Oriente, Lote 1.07.1, AN 3.1 1990-208 Lisboa – Portugal - T. +351 218 438 550 - F. +351 218 438 559 - E. lisboa@a1v2.pt

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