Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Casamansa – Hedionda conspiração

Hedionda conspiração contra a Casamansa

O Senegal não quer fazer parar o seu jogo doentio e perigoso que consiste em instrumentalizar os irmãos e as irmãs casamanseses para atacar a Casamansa.

Tudo acaba por se saber. Esta regra, repetidamente verificada, é aplicável às duras provas que os casamanseses experimentaram desde 1960.

Depois de terem oposto os líderes políticos, os líderes da guerrilha e os combatentes, mas também as mulheres do MFDC e aquelas da dita “Plataforma”, desta vez a manobra visa dividir as comunidades cristãs e muçulmanas a pretexto do fiasco que acompanhou os diferentes pólos de sensibilidade do Movimento das Forças Democráticas de Casamansa (MFDC).

Os imãs e bispos “orientados” pelo Senegal retomaram o mesmo discurso político e a mesma estratégia do Estado do Senegal visivelmente para meter a faca na ferida. Um ataque ordenado, sugerindo que dum lado estariam os bons, evidentemente o Senegal e o seu governo e do outro lado estariam os maus, todos aqueles que na Casamansa pretendem ser livres e independentes. Esta abordagem baseia-se na falsidade na acusação de ódio contra o outro como ser humano. Os últimos acontecimentos da blasfémia do culto católico em Ziguinchor esclarecem-nos.

Na Casamansa, todos nós sabemos, animistas, cristãos e muçulmanos vivem em harmonia e simbiose, mesmo antes da chegada dos colonizadores. O cemitério de Santhiaba em Ziguinchor, onde todos os mortos são enterrados independentemente da sua religião, é a grande e bela ilustração da vontade comum de viver juntos até à morte.

É necessário que estas acções visando semear a discórdia entre os muçulmanos, cristãos e animistas cessem imediatamente. O povo da Casamansa não o tolerará. Bintou Diallo - Casamansa

Sem comentários:

Enviar um comentário