Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 24 de maio de 2014

Ilha do Príncipe – Reserva de tartarugas

Tartarugas encontram refúgio seguro na ilha do Príncipe

Foto: Téla Nón
Nos últimos 3 anos a população de tartarugas cresceu bastante na ilha do Príncipe. A espécie Sada, em vias de extinção a nível mundial, encontrou acolhimento e possibilidade e reprodução na ilha do Príncipe.

Tudo graças ao projecto de protecção e conservação das tartarugas que envolve a Associação das Tartarugas Marinhas, o operador turístico HBD, o Governo Regional do Príncipe, e principalmente a população que devidamente sensibilizada assumiu o projecto de protecção das tartarugas como uma das prioridades para o desenvolvimento turístico da ilha.

Philippe Moreau, director para área de Turismo do grupo HBD, garantiu o aumento da desova segura das tartarugas, tanto na Praia Grande, o principal sítio escolhido pelas tartarugas para desova, mas também noutras praias, incluindo as areias que circundam o resort Bom Bom. «Há 3 anos tivemos cerca de 300 ninhos na altura da desova, e no ano passado subiu para 800 ninhos. Este é um refúgio fantástico para as tartarugas na costa ocidental de África. Estão completamente protegidas aqui», explicou Philippe Moreau.

Foto: Téla Nón
Segundo o responsável para área do Turismo do grupo HBD, no passado as tartarugas tinham deixado de desovar nas duas praias que circundam o resort Bom Bom.

No quadro da implementação da política de promoção do turismo responsável na ilha, a administração do Resort decidiu reduzir drasticamente o sistema de iluminação do hotel, que afinal de contas afugentava as tartarugas. «Alteramos o sistema eléctrico, e novamente as tartarugas estão a vir as praias do resort para desovar», assegurou.

Por causa das boas práticas de protecção da fauna e flora da ilha do Príncipe, numa política de desenvolvimento de turismo ecológico e integrado, o Resort Bom Bom, foi galardoado em janeiro último, com um certificado internacional como sendo o único hotel no continente africano que pratica turismo responsável.

Príncipe é dos poucos lugares do mundo onde o futuro das tartarugas está garantido. «Está a se tornar num grande sucesso, principalmente para os turistas que visitam a ilha para perceber como foi feito este programa de protecção das tartarugas», acrescentou Phillipe Moreau.

Para além da espécie Sada em franco crescimento, a tartaruga ambulância que também era pouco vista na ilha está a aumentar. «A tartaruga ambulância que raramente vinha desovar aqui, voltou em força, no ano passado várias tartarugas ambulância vieram a terra para desovar», precisou.

Foto: Téla Nón
Outubro a Abril, é o período que as tartarugas preparam os ninhos para a desova. Segundo Phillipe Moreau, nesta altura uma equipa de biólogos da Associação das tartarugas Marinhas, acompanha in loco todo o processo. «Eles formam a comunidade local, para monitorizar o processo da desova. Também temos 10 guardas na Praia Grande que foram formados para fazer a monitorização e protecção das tartarugas», sublinhou.

A vida com futuro que as tartarugas ganharam na ilha do Príncipe, Reserva Mundial da Biosfera, tem sido edificada pelos habitantes da ilha. «A causa da protecção segura das tartarugas aqui, tem a ver com o facto da população local ter percebido a importância da protecção e conservação das tartarugas, e assumiram a protecção das tartarugas como uma prioridade sua», concluiu, Phillipe Moreau.

Príncipe cresce como Reserva Mundial da Biosfera, e o turismo responsável é a opção da ilha para atingir o desenvolvimento sustentável. Abel Veiga – São Tomé e Príncipe in “Téla Nón”

Sem comentários:

Enviar um comentário