Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Porto Itapoá

No dia Internacional do Trabalho o Terminal alcançou mais uma conquista expressiva em menos de 3 anos de operação

Porto Itapoá alcança a marca de 1 milhão de TEUs

Porto Itapoá
Antes mesmo de completar seu terceiro ano de operação o Porto Itapoá alcançou, na noite de quinta-feira, 1º de maio, a marca de 1 milhão de TEUs – o equivalente a 1 milhão de contêineres de 20 pés – movimentados. O navio com o qual o Porto Itapoá atingiu esta marca é o Santa Rita, da Hamburg Süd, que faz a rota da Ásia (NGEX 2). “O nosso Terminal obteve essa marca histórica em tempo recorde se comparado a outros portos do Brasil”, afirma o presidente, Patricio Junior.

Este desempenho foi conquistado graças às condições diferenciadas do Porto Itapoá quejá figura entre os maiores e mais importantes terminais na movimentação de cargas conteinerizadas no País. O Terminal conta com infraestrutura, tecnologia, equipe de profissionais altamente qualificados e serviços especializados e sob medida para atender a demanda do mercado e as necessidades dos clientes, além de uma localização geográfica privilegiada.

Porto Itapoá
                    
O Porto Itapoá é um terminal portuário privativo de uso misto para a movimentação de contêineres. Tem como acionistas a Portinvest – formada pelo Grupo Battistella e a LOGZ Logística Brasil S.A – e a Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd). Além de contribuir para melhorar a infraestrutura de logística e transporte do país, o empreendimento também alavanca o desenvolvimento econômico e social do norte catarinense. A escolha por Itapoá para sediar o empreendimento foi motivada pelas características físicas e geográficas da região, como as águas abrigadas da Baía da Babitonga e sua profundidade natural de 16 metros, que possibilita ao Porto Itapoá receber adequadamente navios de grande porte. Sua estrutura, com o píer de atracação situado a 230 metros da praia, permite que moradores e turistas continuem utilizando a Praia da Figueira do Pontal.

Diante do crescimento das operações, e da própria demanda do mercado por terminais ágeis e eficientes, o Porto Itapoá deu início ao seu projeto de ampliação que irá quadruplicar sua capacidade. Atualmente, o Terminal portuário conta com cais de 630 metros de comprimento e pátio de 156 mil m2, com capacidade para movimentar 500 mil TEUs/ano. Após a ampliação, o cais terá 1.200 metros de comprimento e o pátio, 450 mil m2, em condições de movimentar aproximadamente 2 milhões de TEUs/ano.

Porto Itapoá
Mais de 800 grandes empresas utilizam o Porto Itapoá como operador logístico, que já conta com 10 serviços para o mundo todo. A partir do Porto Itapoá são exportados e importados, principalmente, produtos refrigerados, devido à forte vocação catarinense e paranaense da indústria frigorífica, além de itens da indústria metalmecânica, madeira e derivados. Se sobressaem ainda a movimentação de produtos do setor de plástico e derivados, autoparts (peças de automóveis) e automóveis, químicos, e eletroeletrônicos.

A área retroportuária também tem-se tornado um grande centro de investimentos na região, atraindo investidores e empresários do ramo logístico de todo o mundo. São 12 milhões de m² disponíveis numa área de 8 km de rodovias que dão acesso ao Terminal. Porto Itapoá - Brasil

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011. De administração privada, possui uma estrutura capaz de movimentar 500 mil TEUs por ano e, já iniciou seu projeto de expansão, que possibilitará a movimentação de 2 milhões de TEUs anualmente. Localizado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores dos mais diversos segmentos empresariais. Além de sua localização estratégica o Terminal integra a Baia da Babitonga, com características seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas a baia é ideal para receber as embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.Nascendo como um dos mais modernos terminais do mundo, o Porto Itapoá se insere no município de Itapoá como um projeto greenfield, situado longe do perímetro urbano da cidade, com ligação direta à BR 101. Além disso, possui uma área de 12 milhões de m², definida pelo Plano Diretor do Município para receber empreendimentos complementares. São diferenciais do Porto Itapoá:
 - Segurança marítima, produtividade e alta performance;
 - Localização privilegiada na costa brasileira, com calado natural de 16 metros;
 - Acesso rodoviário privilegiado;
 - Capacidade para receber os maiores navios que operam em águas brasileiras (335 metros);

Sem comentários:

Enviar um comentário