Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 18 de maio de 2014

São Tomé e Príncipe – FestFilm – Festival Internacional de Cinema

A Associação São-Tomense de Entretenimento e Comunicação Multimédia, Cultural e Artístico (ASSECOM) pretende realizar no próximo mês de Agosto de 2014 o FestFilm, o primeiro Festival Internacional de Cinema de São Tomé e Príncipe.

Esta organização criada na cidade de Aveiro em Portugal por estudantes da República de São Tomé e Príncipe e de Portugal, é presidida por Hamilton Trindade, pretende que o Festival seja uma parceria entre a ASSECOM e o Cine-Clube de Avanca, uma entidade experiente na realização deste género de eventos.

Segundo os promotores, o São Tomé FestFilm surge com o objectivo de desenvolver e dinamizar projectos nas áreas do cinema, televisão, vídeo e multimédia, através de actividades educativas com realização de workshops e conferências ligadas às áreas mencionadas.

Com este evento pretendesse fazer de São Tomé e Príncipe um ponto referencial no âmbito da sétima arte colocando assim, o país na rota do cinema internacional, despertando nos jovens o interesse da livre criação e divulgação da cultura são-tomense através do cinema.



A ASSECOM pretende ir mais além de um festival de cinema, apresentando uma programação multicultural paralela, pondo em cena espectáculos que valorizem a criação musical, teatral, artística, dança e literatura.

Os principais objectivos da ASSECOM são:

- Promover a iniciação do cinema amador e profissional tanto em São Tomé e Príncipe como na diáspora, tentando aproximar a realidade são-tomense ao universo do cinema;
- Incentivar a criação autoral na área do cinema, vídeo, televisão e Multimédia;
- Potenciar a circulação das obras e dos autores em território nacional e internacional;
- Incentivar a criação de novos produtores de conteúdos para televisão e cinema, dinamizando assim a corrente áudio visual ao nível local;
- Promover intercâmbios com as escolas do ensino básico e secundário para estimular a criação didáctica, explorando a componente da educação visual tecnológica para criação de filmes de animação juvenil, recorrendo a técnicas de animação tradicional. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário