Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA

Quando a selecção de Portugal chegou a terras do Brasil houve uma conferência de imprensa em que esteve presente para responder às questões apresentadas pelos jornalistas o jogador português Cristiano Ronaldo.

Estavam jornalistas de todas as partes do mundo que questionaram Cristiano Ronaldo em diversas línguas, principalmente em língua inglesa e castelhana. A todos o jogador considerado “o melhor do mundo” respondeu em língua portuguesa, ou não fosse ele um jogador português a representar Portugal, num país lusófono, o imenso Brasil.

Quando dizemos que Cristiano Ronaldo respondeu em português, também poderíamos dizer que ele respondeu em galego, como afirmam os nossos irmãos da Galiza, mas talvez o mais correcto, ele Cristiano Ronaldo respondeu a todos os que o questionaram em boa língua galaico-portuguesa.

É uma satisfação para todos aqueles que falam esta bela língua de Luís de Camões, Machado de Assis e Fernando Pessoa, ver um jovem que a pulso, sempre tentando melhorar a qualidade de jogador de futebol, tem progredido na vida, saber estar e dignificar todos os que consideram a língua galaico-portuguesa, como uma língua de unidade entre os povos dos diversos continentes.

A razão destas palavras tem a ver com situações quotidianas, em que políticos representando o seu país, neste caso Portugal, abusam da utilização de línguas estrangeiras para se exprimirem em representação do seu país, querendo demonstrar que as suas formações são superiores (?) aos restantes cidadãos.

Cristiano Ronaldo, cada vez mais ciente do seu papel de embaixador de um povo que se orgulha da sua língua, portuguesa, galega, galaico-portuguesa, já não comete os erros que fulanos, que descobriram na política, uma forma fácil de subir na vida cometem. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário