Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 6 de julho de 2014

Casamansa - O nosso destino nas nossas mãos. Invicta Félix!

A evolução do sistema político tal como é ditado em Casamansa desde 1960 pelas autoridades do Senegal deixa um prenúncio de um futuro sombrio e caótico. A manobra dilatória do Governador para chafurdar o Cardeal Theodore Adrien Sarr na lama de São Domingos na última terça-feira para uma procura de paz atesta amadorismo.

Neste contexto, e para além das diferenças ideológicas e políticas, todas as partes interessadas na paz em Casamansa, admitem daqui em diante reconhecer que a hora da mudança de método soou, e que uma coordenação de esforços é necessária para criar uma dinâmica política para converter a retórica teórica numa acção positiva concreta.

Num ambiente de crise de mais de 32 anos e de recessão económica de grande escala, o Senegal de Macky Sall gangrenado pela corrupção e tráfico de droga, paralisado pela incompetência e clientelismo, mantém uma inquietante opacidade sobre o futuro das negociações de paz. Nenhum grupo de "contacto", nomeado pelo Presidente do Senegal, é capaz de fornecer qualquer informação verificável sobre o andamento das negociações de paz.



Rejeitado pela diplomacia senegalesa e pela sua gestão do dossier da Casamansa, o embaixador americano Lewis Lukens e o conselheiro de Barack Obama para a Casamansa Mark Boulware deixaram Dakar para os Estados Unidos. Se o primeiro regressou definitivamente, o segundo está de férias (termo que a diplomacia obriga). Isso reforça as nossas análises que, mesmo o governo dos EUA tem problemas com o Senegal.

Neste contexto prevê-se um desvio assustador perante o agravamento da fractura social e o risco a curto prazo de uma explosão de consequências lamentáveis. Os conhecedores do regime senegalês e da situação em Casamansa observam com perplexidade a mudança das linhas de fractura no seio dum sistema desastroso de gestão para a paz em Casamansa desde a presença senegalesa na Terra da Casamansa.

Aos nossos filhos da Casamansa, tomai o nosso destino nas nossas mãos com toda a responsabilidade. Invicta Félix! Bintou Diallo - Casamansa

Sem comentários:

Enviar um comentário