Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 20 de julho de 2014

IVª Olimpíada de Matemática da CPLP


Realizou-se entre 12 e 18 de Julho de 2014 na cidade de Luanda, capital de Angola, a IVª Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (OMCPLP).

Estiveram presentes 24 jovens de seis países membros da CPLP, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Ausentes estiveram os estudantes da Guiné-Bissau e Timor-Leste.

Este evento faz parte de uma estratégia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que tem por objectivos fortalecer e estimular o estudo da matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, detectar jovens talentos e incentivar a troca de experiências entre os participantes, criar amigos noutras latitudes. Este ano o lema da prova foi “Com o conhecimento da matemática compreendemos melhor o mundo globalizado”.

Portugal e Brasil foram os países melhores classificados ao obterem uma medalha de ouro e três de prata, cabendo ao jovem português David Andrade aluno do 10º ano da Escola Básica e Secundária de Albufeira a melhor pontuação entre os 24 concorrentes.

A equipa portuguesa
Além de David Andrade, a equipa portuguesa era composta por Alberto Pacheco, 10º ano do Colégio Paulo VI de Gondomar, Henrique Navas, 9º ano da Escola Básica 2, 3 Marquesa de Alorna de Lisboa e Miguel Vieira, 11º ano do Colégio S. João de Brito, também de Lisboa, todos vencedores de uma medalha de prata com a mesma pontuação, ocupando todos o 3º lugar da competição individual.

A participação portuguesa nas olimpíadas é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a selecção e preparação dos alunos está a cargo do Projecto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação e Ciência, o Banco Espírito Santo, a Ciência Viva, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam esta iniciativa.

A equipa brasileira
A equipa brasileira teve no seu representante André Yuji Hisatsuga, de São Paulo, a conquista da medalha de ouro, os três outros estudantes, João Guilherme Madeira Araújo, de Fortaleza, Daniel Quintão de Moraes, do Rio de Janeir e Guilherme Goulart Kowalczuk, de Porto Alegre receberam medalhas de prata. A equipa brasileira foi acompanhada pelos professores Edmilson Luis Rodrigues Motta e Guilherme Philippe Figueiredo, ambos de São Paulo.  

Os jovens brasileiros descontraídos em Luanda
A participação do Brasil na Olimpíada de Matemática da CPLP é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

A equipa de Cabo Verde conquistou quatro medalhas, duas de prata e duas de bronze. A
A equipa cabo-verdiana
delegação cabo-verdiana foi liderada pelas professoras Natália Furtado, da Universidade de Cabo Verde, Tetyana Gonçalves, observadora da também Universidade de Cabo Verde e pelo mestre Carlos Sanches do Ministério da Educação e Desporto. Os jovens que constituíram a equipa foram, Xie Yuntian da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, da Cidade da Praia, José Fernandes, do Liceu Constantino Semedo, da Cidade da Praia, Ana Santos do Liceu Jorge Barbosa, de São Vicente, e Josinne Lopes, do Liceu Suzete Delgado, de Santo Antão, todos da categoria C,11º/12º.

A equipa moçambicana
A 5ª edição da Olimpíada de Matemática da CPLP será organizada em Cabo Verde no próximo ano, com a esperança que estejam presentes todos os países membros da CPLP.

A constituição da equipa moçambicana foi a seguinte: Nikita Himatlal do Colégio Kitabu da cidade de Maputo, Lázaro Mucasse da Escola Secundária de Machava-Sede da Província de Maputo, Elcio Filipe Vilanculo, da Escola Secundária de G. Mucuque, Inhambane e Júlio Manuel Tembe, da Escola Secundária Josine Machel da cidade de Maputo.

Das restantes equipas até ao momento não temos a constituição nem os resultados das mesmas, uma lacuna existente em provas da CPLP, a falta de informação por parte dos organizadores. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário