Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 8 de julho de 2014

Moçambique – Transporte de mercadorias por cabotagem

Moçambique: Navegação de cabotagem volta a ligar a costa

A navegação de cabotagem voltou a ligar a costa de Moçambique, com uma extensão de 2400 quilómetros, após longos anos de total inactividade ditada pela conjuntura interna.

O jornal Notícias acrescentou que navios carregados de mercadorias diversas de produção nacional ou estrangeira voltaram a escalar todos os principais portos do país, nomeadamente Maputo, Beira, Quelimane, Nacala e Pemba.

Com o apoio do governo, a actividade está a ser desenvolvida por uma operadora denominada Restore, que movimentou no primeiro ano de actividade (em 2013) cerca de 800 contentores, dos quais 350 vazios, somente no porto da Beira.

O administrador-delegado da Cornelder de Moçambique, a sociedade gestora daquele porto, Carlos Mesquita, disse que a actividade de cabotagem é economicamente mais rentável, comparativamente à que é transportada por estrada, sendo que a mercadoria chega mesmo ao consumidor a preços muito mais acessíveis.

Carlos Mesquita disse ainda que já se nota neste curto espaço de tempo a abundância de oferta nos principais centros urbanos localizados ao longo da costa, embora os preços continuem a aumentar quando se caminha para o interior do país. In “Cargo Edições” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário