Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Brasil – Porto de Itapoá com melhor desempenho

Pesquisa realizada pelo instituto indica complexo como o terminal portuário com melhor desempenho

O Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain) através de uma pesquisa de desempenho portuário brasileiro, apontou o Porto de Itapoá com o melhor do Brasil. A pesquisa de opinião mostra a avaliação feita por 169 companhias, de 18 setores da economia brasileira. O terminal que é administrado pelas empresas Aliança (da Hamburg Süd), Battistella e Log Z teve a maior nota dos usuários: 8,9.

Patrício Junior, presidente do Porto Itapoá garante que o resultado alcançado pelo terminal é um reflexo de uma soma de investimentos que vão desde a infraestrutura até o esforço da empresa. “Toda empresa só consegue atingir níveis de excelência, como aponta o resultado dessa pesquisa, quando consegue identificar que seu maior patrimônio são as pessoas. Investimento em infraestrutura, equipamentos e relações comerciais são fruto do trabalho de nossos colaboradores, que trabalham com a certeza de que tudo que fazem são para eles mesmos, e não apenas pela empresa. O Porto Itapoá é uma empresa onde as pessoas fazem a diferença!”, exalta.

Este ano, contudo, a avaliação apresentou uma queda significativa em relação às outras séries da pesquisa. Quando o trabalho foi iniciado, em 2007, a nota média dada pelos usuários dos portos era de 6,3; subiu para 6,9, em 2009; 7,3, em 2012; e agora caiu para 6,8.

Alguns dos motivos são os projetos de expansão dos portos públicos que estão travados no TCU (Tribunal de Contas da União), e o governo só tem conseguido liberar, de forma ainda morosa e aquém das necessidades, a construção de alguns terminais privativos (para movimentação de carga própria e de terceiros). “Por enquanto, a nova lei tem tido um efeito contrário. Em vez de ampliar os investimentos, o setor parou. Isso cria um clima negativo e a percepção dos usuários piora em relação aos serviços prestados”, afirma o presidente do Ilos, Paulo Fleury. Ele explica que os profissionais de logística das empresas deram nota de 0 a 10 para os três principais portos que usam. As piores avaliações vieram dos setores de mineração, químico, petroquímico, higiene e limpeza, cosmético e farmácia.

O resultado do Porto Itapoá, nesse contexto, e com apenas três anos de operação, revela a necessidade de investimentos privados no País. Com mais tempo de atividade no setor, o Porto do Pecém, ficou com o segundo lugar no ranking do Ilos. O terminal privativo, controlado pelo governo do Estado do Ceará, obteve nota 7,9. O terceiro melhor avaliado, com 7,44 pontos, foi o Porto de Navegantes, vizinho de Itapoá. Na outra ponta ficaram os portos públicos: Santos (6,36), Salvador (6,33) e Paranaguá (6,33). In Guia Marítimo - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário