Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Cabo Verde – Título de Património Cultural em risco

Praia - O vereador da Cultura em Ribeira Grande de Santiago, Cabo Verde, alertou esta terça-feira para a possibilidade de a Cidade Velha vir a perder o título de Património Mundial, já que alguns dos compromissos assumidos para a obtenção da classificação não têm sido cumpridos.

Em conferência de imprensa, na cidade da Praia, Carlos Lopes disse que o risco é real porque o sítio histórico não tem um Plano de Gestão desde Dezembro de 2013. "O risco da Cidade Velha vir a perder o título do Património Mundial é evidente, porque a principal condição para ser graduado é ter um Plano de Gestão que não existe", afirmou, citado pela agência Inforpress.

Segundo o vereador, houve um financiamento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a elaboração do referido plano, mas o primeiro que foi elaborado, em 2009, já expirou.

"Há provas de que o dinheiro entrou para a elaboração desse plano, por isso do nosso ponto de vista é grave o sítio histórico não ter uma bússola orientadora para toda a sua gestão", considerou.

Outra questão que pode levar Cidade Velha a perder o seu título, segundo a mesma fonte, é a delimitação marítima, algo que Carlos Lopes considera que com um conjunto de bóias o problema já estava resolvido.

"Todos os cabo-verdianos explodiram de alegria com a graduação da Cidade Velha a Património Mundial há cinco anos, mas hoje assistimos tristemente à agonia deste sítio histórico, porque não se cumpriu alguns compromissos derivados da candidatura", declarou.

Outra acusação feita pelo vereador da Cultura em Ribeira Grande de Santiago é que o PAICV (Governo) vem "incentivando os seus militantes a fazerem construções clandestinas" no que classifica de um "claro desafio" à autoridade camarária, gabinete conjunto e outros "atropelos" à lei e regulamentos urbanísticos.

"O Governo não dá sinal de vida, desistindo de todas as responsabilidades enquanto Estado, contrariando a euforia e as promessas aquando da graduação", concluiu. In “África 21 Digital” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário