Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Guiné Equatorial – Começa a implementar o ensino de português

O Ministro Lucas Nguema analisando o projecto apresentado
O segundo Vice-ministro e Ministro da Educação e Ciências, Lucas Nguema Esono Mbang recebeu no passado dia 26 de Agosto de 2014, no seu gabinete na cidade de Bata, Guiné Equatorial, uma delegação da Madeira Multilingual School liderada pelo seu Director-geral Sílvio Sousa Santos, que começará em breve a implementar a aprendizagem da língua portuguesa em algumas escolas da Guiné Equatorial.

O encontro teve a presença, além do Ministro Nguema Esono Mbang, do Ministro delegado, José Nchama, do Secretário de Estado do Ensino Primário e Secundário, Pascual Masa, e os Directores-gerais das diferentes áreas que compõem o Departamento de Educação e Ciências.

A entrada da Guiné Equatorial como membro efectivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no passado mês de Julho em Dili, Timor Leste, levou que as autoridades da Guiné Equatorial começassem a elaborar um projecto que incorpore a língua portuguesa nas escolas, para cumprir o desígnio de língua oficial.

Em cima da mesa, teve em análise a implementação do acordo já assinado entre a Madeira Multilingual School com os centros Carige (Comité de apoio à criança ecuatoguineana) que teve o apoio da Primeira-dama da Guiné Equatorial, Constancia Mangue de Obiang.

A Madeira Multilingual School, denominação que teve início em 2013, é a herdeira da antiga Escola Britânica da Madeira que foi fundada em 1980 no Funchal. Sílvio Sousa Santos nasceu no Funchal a 16 de Maio de 1960, tem um mestrado em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão da Universidade de Lisboa, foi deputado à Assembleia Regional da Madeira pelo PSD, é professor e empresário. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário