Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Lusofonia – Portos de Santos, Itajaí e Sines no “top” mundial de contentores

O Porto de Santos no Brasil encontra-se na 38ª posição na movimentação de contentores no ano de 2013, segundo o anuário “World Top Container Ports 2014” apresentado recentemente pela revista especializada “Container Management”. O Porto de Santos encerrou o ano com um movimento de 3448879 de TEUs (medida-padrão internacional equivalente a contentores com 20 pés de comprimento), um crescimento de 8,7% face ao ano de 2012. O Secretário de Infraestrutura Portuária da Secretaria de Portos, Tiago Barros, reafirmou no passado dia 13 de Agosto de 2014, o compromisso de manter o calado do Porto de Santos e trabalhar para aumentar a profundidade em todos os trechos para um padrão único de 13,2 metros, permitindo uma melhor acessibilidade ao porto.

O Complexo Portuário do Itajaí no Brasil apresenta-se no 103º lugar, uma melhoria de cinco posições em relação ao ano anterior com 1120627 TEUs operados durante o ano de 2013, uma evolução anual de 12% na movimentação de cargas contentorizadas. O superintendente do Porto de Itajaí, António Ayres dos Santos Júnior considera a presença do porto entre os 120 maiores do mundo como uma grande satisfação para a Autoridade Portuária de Itajaí e um reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido e um melhor aproveitamento dos investimentos que o porto tem recebido na melhoria das infra-estruturas terrestre e aquaviária.

O Porto de Sines em Portugal integra pela primeira vez a tabela do anuário “World Top Container Ports 2014” ao entrar directamente para a 115ª posição, graças à maior subida mundial registada em 2013, ao assinalar um crescimento de 68%. Ao movimentar 931036 TEUs durante o ano de 2013, mais 378 mil que o ano anterior, o Porto de Sines gerida pela PSA de Singapura viu os seus níveis de produtividade aumentar substancialmente, com uma média de 200 TEUs movimentados por hora, trabalhando as 24 horas diárias. O Porto de Sines espera alcançar no corrente ano 1,2 milhões de TEUs e ultrapassar entre outros, o porto de Las Palmas nas Canárias, que ocupou em 2013 a 109ª posição, sendo o quarto porto espanhol com mais movimento de contentores, depois de Algeciras (30º com 4,35 milhões de TEUs), Valência (31º com 4,33 milhões) e Barcelona (78º com 1,7 milhões). Destaque-se o Porto de Algeciras que desde o mês de Novembro de 2013 recebe os novos porta-contentores classe E que transportam cargas de 18000 TEUs. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário