Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Moçambique – Construção da Base Logística de Pemba

Foi lançada ontem, 19 de Agosto de 2014, com a presença do Presidente da República Armando Guebuza a “Primeira Pedra” para a construção da Base Logística de Pemba, uma das principais que irão servir as necessidades da indústria de gás na Bacia do Rovuma.

O projecto é da empresa Portos de Cabo Delgado (PCD), sociedade constituída pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos e pela companhia Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, a quem o Governo concessionou os terminais portuários e logísticos de Pemba e Palma por um período de 30 anos.

Pretende-se que a Base Logística de Pemba seja um ponto onde haverá serviços logísticos e portuários integrados no mesmo local, para satisfazer todas as necessidades dos fornecedores e dos clientes da área de hidrocarbonetos.

“No âmbito do projecto da Base Logística do Porto de Pemba, teremos, num mesmo local, um porto comercial, armazéns, oficinas de reparação de equipamentos, áreas de empilhamento, oficinas especializadas para fazer revestimentos de tubos usados na indústria, oficinas de produção e montagem de equipamento submarino, escritórios, hospital, área residencial, infra-estruturas de acomodação, lazer e desportivas, entre outras instalações”, disse o director executivo da empresa PCD, André da Silva.

Para a implementação deste projecto, a PCD procurou um parceiro com capacidade técnica e financeira, tendo identificado a ENHILS, SA – ENH Integrated Logistics Services, SA, com quem celebrou um contrato de subconcessão.

A primeira fase de implementação do projecto (2014-2016) inclui a construção de um cais com cerca de 300 metros; vias de acesso; rede de esgotos; área para armazenamento de equipamento e oficinas mecânicas, bem como instalações para produção e montagem de equipamento submarino.

Esta fase está orçada em cerca de 150 milhões de dólares, e a sua implementação deverá iniciar-se no princípio de 2015, com o término previsto para 2016.

As infra-estruturas que vão ser construídas serão ampliadas à medida do crescimento da procura resultante do estágio de desenvolvimento da indústria de hidrocarbonetos na região.

“Nós temos capacidades técnicas e financeiras necessárias para a implementação desse projecto dentro do calendário estipulado, e acreditamos que, com a participação de todos os moçambicanos e do empresariado nacional, em particular, iremos cumprir essa meta”, disse o presidente do Conselho de Administração da ENHILS, Eduardo Naiene. Raimundo Moiane – Moçambique in “Canal Moz”

Sem comentários:

Enviar um comentário