Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Portugal – Porto de Aveiro polo de desenvolvimento a norte

A ria de Aveiro como fator de desenvolvimento

A denominada Ria de Aveiro corresponde a uma zona lagunar que se estende ao longo da costa desde Ovar a Mira, com uma extensão aproximada de 50 quilómetros e uma largura máxima de cerca de 11 quilómetros, separada do oceano Atlântico por um estreito cordão dunar.

Em toda a sua extensão toca terras dos concelhos de Ovar, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo, Vagos e Mira.

Situa-se junto à foz de várias linhas de água, entre as quais o Rio Vouga, o Rio Antuã, a Ribeira de Boco e a Ribeira de Fontão, e comunica atualmente com o mar através do canal da Barra.

Trata-se de uma laguna natural que se criou a partir do séc. X, na sequência da formação de um dunar desde o sul de Espinho até ao Cabo Mondego, cordão esse que teria sido uma consequência da subida e estabilização dos fundos do oceano Atlântico e de alterações das correntes marítimas. É, pois, um acidente geográfico bastante recente, com pouco mais de mil anos. Antes da existência dessa extensa duna, o mar chegava bem mais dentro até à foz dos acima mencionados rios, fazendo sentir a sua influência para o interior, nomeadamente até às zonas da Pateira de Fermentelos, de Frossos e do Marnel.

Ao longo dos séculos, devido à grande instabilidade na comunicação da laguna com o mar, por um lado, e por outro lado devido à grande quantidade de sedimentos acarretados pelas linhas de água que afluíam à laguna, deram-se fenómenos de assoreamento que resultaram na formação de inúmeras ilhas, esteiros e canais, entre os quais se destacam o Canal da Mira, o Canal de Vagos, o Canal de Ovar.

Este assoreamento teve grandes e graves reflexos na vida das povoações ribeirinhas, até que no início do séc. XIX foi decidido abrir o existente canal artificial da Barra.

Estamos, portanto, perante um amplo e complexo ecossistema natural, de características muito especiais, incluindo algumas fragilidades.

Nesta imensa laguna de águas calmas, com índices muito díspares de salinidade e com fundos muito variáveis, foram-se desenvolvendo não só uma fauna e flora bastante diversificadas e que hoje constituem verdadeiros casos de estudo, mas também se foi criando e desenvolvendo uma atividade económica muito variada, cujo potencial está longe de ser esgotado.

Neste capítulo, desde há muito que se destaca o Porto de Aveiro, para cujo desenvolvimento foi essencial a abertura e fixação do canal da Barra. Primeiramente como porto de pesca, tanto costeira como longínqua, foi uma das principais praças piscatórias do País e ainda hoje mantém significativa atividade. Atualmente como porto comercial, é um dos 5 principais portos nacionais, registando elevados índices de crescimento e superando as metas pré-estabelecidas. Para além disso, os investimentos em curso irão dotá-lo de ainda maior capacidade de resposta e abrirão novas perspetivas, pelo que passará a ser uma importantíssima infra-estrutura para o desenvolvimento, não só para a Região de Aveiro como para toda a Grande Região Centro e Norte de Portugal e de parte de Castela e Leão da vizinha Espanha, com a particularidade de ser um porto mais exportador do que importador.

Portugal dispõe de vantagens que potenciam as trocas comerciais com outros mercados, devido ao facto de ser um país periférico da União Europeia e, consequentemente, aquele que se encontra mais próximo dos continentes africano e americano.

E estas vantagens têm vindo a ser trabalhadas pela Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) no apoio dado aos processos de internacionalização das empresas da Região, designadamente através de realização de Missões Empresariais.

Contudo, estas vantagens conferidas pela localização geográfica são esbatidas desde logo pelo elevado custo de transporte para os mercados centrais da Europa.

Esta questão tem merecido grande atenção dos agentes económicos da Região, tendo a AIDA e a APA – Administração do Porto de Aveiro, sido os únicos parceiros portugueses do projeto PROPOSSE – Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância, no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional do Espaço Atlântico 2007 – 2013, projeto esse liderado pelo Porto de Gijón (Espanha) e que contou, ainda, com a Câmara de Comércio de Oviedo, o Porto de Poole (Reino Unido), o Porto de Cork (Irlanda), a Marina Southeast (Reino Unido), Porto de Le Havre (França) e o CRITT – Transport & Logistic (França).

O objectivo do PROPOSSE foi, precisamente, ligar o porto de Aveiro à Europa, através de duas linhas marítimas regulares, em que os camiões embarcam com as mercadorias que distribuem no destino, depois do desembarque, retirando-os assim das estradas europeias, promovendo o transporte marítimo de curta distância (TMCD) ou short sea shipping que permitirá às empresas exportadoras da região reduzir custos e aumentar as exportações.

Para além da importante atividade portuária, um número significativo de outras atividades se desenvolvem no interior e em redor da Ria de Aveiro, desde o sector primário ao terciário, nomeadamente desde a agricultura, a salicultura, a aquacultura, a piscicultura, a indústria da construção e reparação naval, o turismo, os desportos náuticos, o fornecimento de equipamentos e de serviços conexos a todas essas prestações, até à aturada investigação que vem sendo desenvolvida na Universidade de Aveiro. Tudo são exemplos da multiplicidade de oferta de oportunidades de negócio que o amplo espaço da Ria de Aveiro proporciona, da riqueza que cria e dos muitos milhares de postos de trabalho que alimenta, sendo por isso, um importante fator de desenvolvimento e de coesão da Região.

Atenta a este aspeto, a AIDA procura estar em permanente contacto com as entidades que intervêm na complexa gestão da Ria de Aveiro, para que os agentes económicos que aqui se encontram instalados poderem ter um desempenho mais eficaz. Paiva de Castro – Portugal in “Diário de Aveiro” 
  
Fernando Paiva de Castro – Presidente da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA)  

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