Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 3 de agosto de 2014

Senegal – Embaixador em Portugal solicita a demissão

O embaixador do Senegal em Portugal, o general Abdoulaye Fall solicitou ao presidente senegalês Macky Sall a sua demissão do cargo que ocupava em Lisboa e para o qual tinha sido nomeado no passado mês de Fevereiro de 2014.

Conforme um comunicado do Ministério de Negócios Estrangeiros do Senegal emitido ontem, 02 de Agosto de 2014, o presidente senegalês aceitou o pedido de demissão.

O Senegal, Observador Associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), estatuto que recebeu durante a Conferência de Chefes de Estado e de Governo que se realizou a 25 de Julho de 2008, em Lisboa, é um país em que a sua juventude tem procurado a aprendizagem do português, havendo actualmente trinta mil jovens que leccionam a disciplina de português no ensino geral senegalês, uma população jovem distribuída por todo o Senegal, principalmente na região de Casamansa que aspira a ser um estado independente.

O general Abdoulaye Fall, natural de Yang-Yang, uma localidade do norte do Senegal, terminou a sua carreira de comandante da polícia no final do ano de 2013 e foi nomeado no início de 2014 para o cargo de embaixador em Lisboa. Nas suas novas funções o general Abdoulaye Fall começou com os seus colaboradores a preparar uma Comissão Mista para aprofundar um desenvolvimento económico e social entre os dois países.

Entretanto, o antigo adjunto do general Abdoulaye Fall na polícia, o coronel Abdoulaye Aziz Ndaw denunciou, em dois livros recentemente publicados, que o general Abdoulaye Fall era cúmplice do Movimento das Forças Democráticas da Casamansa (MFDC).

Enquanto o coronel foi convidado pelas autoridades senegalesas a abandonar as suas funções de adido militar na embaixada do Senegal em Roma, capital italiana e regressar ao país, o general solicitou a suspensão do seu desempenho em Lisboa, para se poder defender das acusações contra si proferidas pelo seu antigo adjunto. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário