Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Brasil – Porto de Vitória tem crescimento de 22,5% nas cargas

O volume de cargas nos terminais do Porto de Vitória registraram crescimento de 22,5% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2013. Foram 3,4 milhões de toneladas em 2014 contra 2,7 milhões no semestre anterior.

Entre as principais cargas movimentadas estão veículos, rochas ornamentais e graneis sólidos. Segundo o substituto da Superintendência Geral, Enildo Moreira, o incremento computado superou as expectativas da companhia. “A projeção da Codesa é fechar o ano com movimentação de volume superior a seis milhões de toneladas”, diz. Para 2015, a projeção é de um crescimento de 10% na movimentação de cargas. “Com a finalização das obras de dragagem e derrocagem, previstas para dezembro deste ano, o porto passará a receber navios com carga completa, eliminando um dos gargalos do Porto de Vitória”, acrescentou.

Por conta da conclusão das obras de contenção e ampliação do Cais Comercial de Vitória no ano passado, houve um aumento considerável de embarque e desembarque de cargas nos Berços 101 e 102. Além disso, o Cais passou a contar com uma considerável área de estocagem de mercadoria.

Além do aumento do volume de cargas nos terminais do porto e a partir do incremento da exploração de petróleo e gás na costa do sudeste, também houve aumento na utilização dos berços do porto pelas embarcações de apoio offshore, que fazem o transporte de carga e pessoal até as plataformas marítimas. Atualmente, 60% da movimentação de navios (cerca de 2.500 embarcações-ano) que operam no porto capixaba estão voltados para a indústria do petróleo. In “Guia Marítimo” - Brasil


Sem comentários:

Enviar um comentário