Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 21 de setembro de 2014

Cabo Verde – Apresentação internacional do livro de João de Deus Lopes da Silva

No passado dia 18 de Setembro de 2014, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa, assistiu-se à apresentação internacional do livro “Histórias Contadas - Baseadas em Lendas, Contos e Mitos da Ilha de Santiago” da autoria do poeta, escritor e professor do ensino secundário, João de Deus Lopes da Silva falecido a 18 de Dezembro de 1986 na Cidade da Praia, terra que o vira nascer a 08 de Março de 1919. Na data do falecimento a obra já estava pronta para publicação.
 


A apresentação nacional da obra realizou-se a 17 de Abril de 2014 na Biblioteca Nacional da Cidade da Praia em Cabo Verde, com a presença de Manuel Brito-Semedo e José Gonçalves e a participação do músico Daniel Rendall que interpretou algumas mornas da autoria do Senhor Pantchol, nome como era conhecido João de Deus Lopes da Silva.


Com a presença da filha, Maria Helena Lopes da Silva, do neto, o antigo judoca Nuno Delgado, do secretário executivo da CPLP, Murade Isaac Murargy, da embaixadora de Cabo Verde, Madalena Neves, entre outras individualidades, o Anfiteatro do Palácio Conde de Penafiel esteve repleto de público que acorreu à cerimónia de apresentação.

E foi ao som de uma morna que se iniciou o lançamento em Lisboa da obra de João de Deus Lopes da Silva, tendo como oradores, o embaixador Isaac Murargy, Fernando Alves, Maria Helena Lopes da Silva, José Luís Hopffer Almada, autor do posfácio.


Seis contos, divididos por 140 páginas, histórias que contam, entre outras, as imaginárias aventuras de Lázaro, o Salteador, o Robin dos Bosques do arquipélago, ou da Mãe Peixe, e debruçam-se sobre a história da resistência da população da ilha de Santiago aos colonos portugueses, com ilustração magnífica do artista plástico moçambicano Roberto Chichorro.

João de Deus Lopes da Silva foi o pioneiro na introdução do cinema na Praia e do jornalismo tanto escrito como falado em Cabo Verde. Foi autor de várias letras para mornas que foram musicadas por Jota­mente e Luís Morais. Publicou em 1937 a noveleta “Os cinco milhões”, em 1939 a novela “Eterno”, e em 1981 a colectânea de poemas, “Ressaca”. Figura na antologia “Jogos Florais de 12 de Setembro 1976. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário