Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CPLP – Balanço da participação dos países membros nos 2ºs Jogos Olímpicos da Juventude – Nanjing – China


Sávio dos Santos Domingos é o nome que vai ficar na história ao conquistar a primeira medalha olímpica para a República Democrática de Timor- Leste.




Realizou-se entre 16 e 28 de Agosto de 2014 na cidade de Nanjing, China, os 2ºs Jogos Olímpicos da Juventude de Verão com a participação de todos os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com um total de 166 atletas distribuídos pelo Brasil, 97 atletas, o que corresponde a 58,4% do total, Portugal, 21 (12,6%), Cabo Verde, 20 (12,0%), Angola, 15 (9,0%), São Tomé e Príncipe, 4 atletas, Moçambique, 3, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Timor-Leste, todos com uma representação de dois atletas.


Matheus Paulo Santana, Luiz Melo, Giovana Diamante e Natália de Luccas  
No final da competição os países lusófonos conquistaram 20 medalhas, das quais, o Brasil com 6 medalhas de ouro, 8 de prata e uma de bronze, Portugal, 2 medalhas de ouro, 1 de prata e uma de bronze e Timor-Leste com uma medalha de bronze.


Hugo Calderano e Flávia Lopes Saraiva
Os atletas mais medalhados individualmente foram os brasileiros, Flávia Lopes Saraiva que na modalidade de ginástica venceu uma prova (ouro) e ficou com dois segundos lugares (prata), no judo Layana Colman recebeu uma medalha de ouro e outra de prata, na natação Matheus Paulo de Santana conquistou uma medalha de ouro e uma de prata.


Layana Colman e Edival Marques Quirino Pontes
Os outros medalhados do Brasil foram: em vólei de praia, Eduarda Santos Lisboa e Ana Patrícia Silva Ramos (ouro), no taekwondo, Edival Marques Quirino Pontes (ouro), no ténis, Orlando Moraes Luz e Marcelo Zormann Silva (ouro), no arco, Marcus d’ Almeida (prata), na natação por equipa mista de 4x100 metros livres, Luiz Altamir Lopes Melo, Natália de Luccas, Matheus Paulo de Santana e Giovana Tomanik Diamante (prata), no ténis, Orlando Moraes Luz (prata), nos saltos equestres, Bianca de Souza Rodrigues (prata) e no ténis de mesa Hugo Calderano (bronze).


Bianca de Souza Rodrigues e Orlando Moraes Luz
Os medalhados de Portugal foram: no judo, Maria Siderot (ouro), no pentatlo moderno, Maria Miguéis Teixeira (ouro), na vela, Rodolfo Pires, (prata) e no trampolim, Pedro Ribeiro Ferreira (bronze).


Rodolfo Pires, Maria Miguéis Teixeira, José Garcia, Maria Siderot e Pedro Ferreira
O jovem atleta de Timor-Leste Sávio dos Santos Domingues, nascido a 01 de Fevereiro de 1998, ao ficar no 3º lugar na prova de atletismo por equipas mista e internacional de 8x100 metros, conquistou a medalha de bronze, a primeira medalha olímpica da República Democrática de Timor-Leste, que com esta medalha catapultou Timor-Leste para o 7º lugar entre os 11 países que compõem o Sudeste Asiático.





Os 3ºs Jogos Olímpicos da Juventude estão previstos para daqui a quatro anos em Buenos Aires, capital da Argentina, esperemos que mais jovens possam representar os países lusófonos numa competição salutar. Baía da Lusofonia


Poderá aceder ao sítio dos Jogos aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário