Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Moçambique – Políticas de finanças e investimento em África para países da CPLP

A capital do país Maputo, é nesta terceira semana de Setembro de 2014 palco de um workshop sobre políticas de finanças e investimento em África promovida pelo Instituto de Formação e Pesquisa das Nações Unidas (UNITAR), destinado aos estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O evento tem como objectivo trocar experiências sobre políticas e finanças e investimento em África para que se criem potencialidades que garantam o desenvolvimento sócio-económico e inclusivo e sustentável que constitui a base de estabilidade de países lusófonos.

Falando a margem da sessão de abertura do seminário, o Consultor, de Finanças e Investimento da UNITAR, Osvaldo Agatiello disse que esse evento é muito importante para os países lusófonos pois são muito diversos e tem realidades distintas mas existem mecanismos muito importantes que estão a disposição desses países.

Segundo Agatiello o almejado desenvolvimento para a África lusófona, para além de ser sócio-economicamente viável, deverá ser inclusivo e sustentável, alicerces que constituem a base fundamental para a estabilidade.

“Os países africanos têm realidades diversas, todavia existem mecanismos comprovados e importantes que estão a disposição das respectivas autoridades, em particular, o papel que o sector privado pode desempenhar”, apontou.

Para Agatiello uma das lições da nova economia mundial é o sector privado e a importância dos países emergentes como a China e a Índia, bem como outros que são fontes de possibilidades de financiamento neste ramo. In “MMO Notícias” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário